Escolas e creches municipais iniciam projeto de resgate cultural com o Folguedos na Rede

Iniciativa integra novo programa de ensino integral das unidades escolares de Maceió

Clara Canuto (estagiária)/AscomSemed 19/03/2024 às 16:27
Escolas e creches municipais iniciam projeto de resgate cultural com o Folguedos na Rede
Início do Folguedos na Rede. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) iniciou o projeto Folguedos na Rede, que vai promover a valorização da cultura alagoana, por meio de oficinas de Folguedos no contraturno das unidades de ensino municipais.

Ao todo, 40 unidades escolares vão receber a primeira etapa das atividades, beneficiando mais de 1.200 crianças de escolas e creches municipais da capital alagoana.

As ações começaram com a aula inaugural do projeto, que ocorreu no último dia 15 de março, na Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy, no Ouro Preto. A iniciativa contou com apresentações de folguedos como o Bumba Meu Boi, Guerreiro, e o grupo de Pastoril da própria escola.

O diretor ecolar, Regis de Souza, comemorou a chegada dos Folguedos na Rede nas escolas. “Estamos muito felizes em receber os mestres na nossa escola e vamos abraçar o projeto. É maravilhoso poder despertar nas nossas crianças o desejo de continuar nossas tradições e a terem momentos enriquecedores para sua formação”, revelou.

A Secretária Jó Pereira, que esteve presente no dia da assinatura do termo de compromisso do projeto, destacou a importância do desenvolvimento dessas oficinas para a educação pública municipal.

“Estamos envolvendo as secretarias para garantir que todos os folguedos estejam presentes na rede pública municipal de educação. Além da aprendizagem, da alfabetização, nossas crianças vão aprender nossas origens, nossos patrimônios históricos e culturais, e isso é extremamente enriquecedor. Esperamos em breve ver novos mestres de cultura nascendo entre nossos alunos”, comemorou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cleber Costa, também destacou a importância do projeto para a educação municipal. “Queremos manter acesa a chama cultural do nosso estado. Estávamos sentindo uma perda das nossas tradições e hoje estamos fazendo um resgate da nossa história. Nossos mestres estão envelhecendo e queremos despertar nas nossas crianças o desejo de continuar o legado”, pontuou.

Para os alunos, o projeto vai possibilitar que elas possam conhecer ainda mais da cultura de Alagoas, em atividades de aprendizados lúdicos e que despertam a criatividade.

A aluna Kerolayne, 10 anos, contou que não vê a hora de poder começar as aulas. “É muito legal saber que a gente vai ter essas aulas. Eu já participava do Pastoril daqui e a gente gosta muito. Todo mundo tá ansioso e é muito legal aprender as danças”, explicou.