Ações da Semce promovem cultura, economia criativa e diversão em 2023

Diferentes iniciativas marcaram o cenário cultural de Maceió, que em 2023 realizou a Conferência Municipal de Cultura e discutiu a implementação de políticas para favorecerem o setor

Redação 05/01/2024 às 09:30
Ações da Semce promovem cultura, economia criativa e diversão em 2023
O Festival de Bumba Meu Boi, em Jaraguá, foi um dos eventos culturais de destaque. Foto: Arquivo/Secom

Ao longo do ano de 2023, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce) desempenhou um papel importante no fortalecimento da cultura local e na promoção da economia criativa. Diversas iniciativas marcaram o cenário cultural da cidade, desde a promulgação da Lei Paulo Gustavo até eventos como o Mapeamento Cultural, Culturinha na Bienal e a Conferência Municipal de Cultura.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr. Cleber Costa, destaca a importância dessas ações, afirmando que cada passo dado em 2023 representa um compromisso renovado com a preservação e promoção da riqueza cultural de Maceió. "A Lei Paulo Gustavo, por exemplo, não apenas homenageia um ícone do humor brasileiro, mas também reforça nosso papel na preservação da arte e da memória cultural."

Na Bienal Internacional do Livro, a oficina de fantoches promovida pela Semce encantou um público infantil. Foto: Arquivo/Secom
Na Bienal Internacional do Livro, a oficina de fantoches promovida pela Semce encantou um público infantil. Foto: Arquivo/Secom

Costa acrescenta que eventos como o Mapeamento Cultural e a Culturinha na Bienal desempenharam um papel vital na promoção dos talentos locais, estabelecendo as bases para futuros projetos culturais.

"Estamos construindo uma narrativa cultural inclusiva, onde cada artista tem espaço para brilhar e contribuir para o rico mosaico que é a cultura de Maceió", destaca o secretário.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Maceió trabalha na construção de uma narrativa cultural inclusiva. Foto: Arquivo/Secom
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Maceió trabalha na construção de uma narrativa cultural inclusiva. Foto: Arquivo/Secom

Com um olhar para o futuro, a Semce reafirma seu compromisso em fortalecer a cultura e a economia criativa, celebrando um ano repleto de realizações e perspectivas promissoras.

A secretaria também desempenhou um importante papel na economia criativa, promovendo oficinas e palestras voltadas a diversos segmentos, como ambulantes, bartender, garçons, estudantes e profissionais da área de gastronomia, entusiastas cervejeiros maiores de 18 anos, pessoas que desejam trabalhar com o público, promotores de eventos, empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviço.

No Festival Cervejar foram realizadas diversas atividades como o minicurso da história da cerveja, atendimento com excelência e como engajar nas redes sociais.

E, claro, a criançada nem os segmentos culturais que trabalham para esse público poderiam ficar de fora do calendário de ações da Semce. Com isso, foi realizada mais uma edição do Massayó Kids.

O secretário, Dr. Cleber Costa, falou da importância também desse evento. "Nossa intenção foi proporcionar um espaço de diversão e aprendizado, no qual as crianças pudessem se conectar com o mundo da arte e da cultura de forma lúdica e educativa. Através do Festival Massayó Kids, buscamos criar experiências que enriquecessem suas vidas e contribuíssem para seu desenvolvimento integral, tornando-os cidadãos mais conscientes e criativos. Foi uma maneira de celebrar a infância e de investir no futuro de nossa cidade."

Bumba Meu Boi: festival encantou com tradição, cores e uma rica coreografia. Foto: Arquivo/Secom
Bumba Meu Boi: festival encantou com tradição, cores e uma rica coreografia. Foto: Arquivo/Secom

A trigésima edição do Festival Bumba Meu Boi também foi parte do fortalecimento da cultura de Maceió. Evento anual, já consagrado no calendário cultural da cidade e contou com o apoio da Semce, que contribuiu para tornar a experiência dos três dias de festival, única e inesquecível.

“As apresentações foram distribuídas em dez performances por dia em um evento grandioso, com a participação massiva da população Maceioense e uma estrutura imponente que consolidaram o êxito dos três dias de festividade”, afirmou o secretário da Semce, Dr. Cleber Costa, que estava satisfeito com o resultado de meses desses profissionais que fazem todo o festival acontecer.