Visitadores do Programa Primeira Infância Cidadã participam de capacitação no Cras Área Lagunar

Ação tem como objetivo instruir sobre o método 'Cuidados para o Desenvolvimento da Criança'

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 11/04/2022 às 14:34
Visitadores do Programa Primeira Infância Cidadã participam de  capacitação no Cras Área Lagunar
O Cras Área Lagunar possui dois supervisores e 20 visitadores, que acompanham cerca de 637 famílias (Foto: Cras Área Lagunar)

Desde o início de abril, visitadores dos programa Primeira Infância Cidadã estão participando de uma capacitação no Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área Lagunar, no bairro Prado. A ação, que foi concluída nesta segunda-feira (11) tem como objetivo instruir sobre o método 'Cuidados para o Desenvolvimento da Criança'.

O Cras Área Lagunar possui dois supervisores e 20 visitadores, que acompanham cerca de 637 famílias. Eles participaram da capacitação que teve carga horária de 40 horas. A supervisora do programa, Alina Rocha, destacou a metodologia usada para o treinamento com os visitadores.

Treinamento começou  no início do mês com a equipe do Cras Área Lagunar (Foto: Cras Área Lagunar)
Treinamento começou no início do mês com a equipe do Cras Área Lagunar (Foto: Cras Área Lagunar)

“O método fundamenta-se no cuidado responsivo dos cuidadores e nos estímulos dados às crianças nas diferentes faixas etárias, bem como nos vínculos afetivos estabelecidos entre elas e seus cuidadores. É um método pautado na orientação e no apoio aos esforços das famílias em torno do fortalecimento de vínculos e cuidados para o desenvolvimento da criança”, explicou a supervisora.

A Secrataria Municipal de Assistência Social (Semas) também proporcionou qualificação para os Cras Bela Vista, no bairro São Jorge, além do Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Essa ação vem sendo executada pelo órgão e prepara cerca de 60 visitadores. O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, falou sobre a importância de capacitar os profissionais.

“Capacitar esses profissionais é uma forma de facilitar o acesso aos direitos da população. As necessidades das famílias assistidas pelo programa serão atendidas com o que tem de melhor disponível no programa”, afirmou o secretário.

Essa ação vem sendo destacada pelo órgão e prepara cerca de 60 visitadores. (Foto Cras Área Lagunar)
Essa ação vem sendo destacada pelo órgão e prepara cerca de 60 visitadores. (Foto Cras Área Lagunar)

A coordenadora do Cras Área Lagunar, Beatriz Calado, falou sobre a obrigatoriedade da capacitação e do momento para discutir o papel dos visitadores no ambiente familiar.

"A capacitação é obrigatória. É neste momento que discutimos as intervenções dos visitadores nas famílias, de orientar, também, sobre o fazer profissional, de como a visita deve ser feita e o processo de estímulo ao fortalecimento do vínculo familiar do cuidador com a criança", pontuou a coordenadora.

Visitadores do programa foram capacitados
Visitadores do programa foram capacitados

Programa Primeira Infância Cidadã

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos e acontece nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

O programa, mantido pelo governo federal, tem como público alvo crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção. Mais de 1.500 indivíduos são acompanhados pelo programa em Maceió

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h