V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada em Maceió

Decreto determina a criação de uma comissão organizadora para a conferência

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 27/01/2022 às 10:59

Maceió terá a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, página 2, desta quinta–feira (27), e determina a criação de uma comissão organizadora do evento.

A coordenação de Promoção à Igualdade Racial da Secretaria de Assistência Social (Semas) convoca, então, os representantes do poder público e da sociedade civil para eleição da comissão organizadora, que acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 9h, no miniauditório da Semas, no bairro do Poço.

A conferência este ano terá o tema: ‘Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós’.

“É muito importante a participação e o comprometimento da comissão organizadora, pois na conferência discutiremos a formulação de políticas públicas de promoção à igualdade racial. Além disso, esta será uma etapa da V Conferência Estadual de Igualdade Racial”, explicou a coordenadora de Promoção à Igualdade Racial da Semas, Andrielly Hamonna.

Ao todo, serão 12 membros, sendo seis representantes do poder público – das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS), são dois representantes; de Governo (SMG), um, de Saúde (SMS), um; da Educação (SEMED), um; e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), também um representante. Integram também outros seis membros da sociedade civil – dois representando a Religião de Matrizes Africanas; da Mulher Negra, um; do Movimento de Capoeira, um; da Juventude Negra, um; e, por fim, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também um representante.

Compete ao grupo aprovar o regimento interno da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que disporá sobre: os eixos temáticos; a organização, a estrutura física e o funcionamento da conferência; as orientações para a realização da conferência municipal; as orientações para a participação virtual no evento; e, também, as participações presenciais obrigatórias.

Após a aprovação, o regimento interno será publicado por meio de Portaria no Diário Oficial do Município.

Para mais informações, a população poderá ligar para a Coordenação de Promoção à Igualdade Racial no número 3312-5911, das 8h às 13h.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h