Usuários do CadÚnico e do Programa Nova Chance recebem certificados de cursos profissionalizantes

Foram entregues 71 certificados dos cursos de eletricista, mecânico de motocicletas e costureiro industrial

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 15/07/2022 às 10:08
Usuários do CadÚnico e do Programa Nova Chance recebem certificados de cursos profissionalizantes
Certificados vão possibilitar oportunidades de emprego para os maceioenses. Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entregaram nessa quinta-feira (14), os certificados de conclusão dos cursos de eletricista instalador predial baixa tensão, mecânico de motocicletas e costureiro industrial do vestuário para 71 alunos. A iniciativa contribui para que os futuros profissionais possam conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho.

 Os cursos são voltados para inscritos no Cadastro Único(CadÚnico) de Maceió com renda per capta familiar de até R$210,  e usuários do Programa Nova Chance, que são jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e pessoas em situação de rua  atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Foram entregues 71 certificados. Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió
Foram entregues 71 certificados. Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió

A diretora de Proteção Social Básica da Semas, Aline Pedrosa, ressaltou a importância de criar oportunidades para que pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso ao primeiro emprego e com isso criem condições de melhorar a qualidade de vida das famílias.

"A capacitação profissional é a principal iniciativa para mudança de vida das pessoas em vulnerabilidade social, é o que permite a mudança de vida que tantos precisam e a quebra de ciclos, muitas vezes, de gerações. A Assistência Social de Maceió vem trabalhando para oferecer mais oportunidades para as pessoas que precisam. A formatura dos cursos de costureiro, mecânico e eletricista, significa mais profissionais capacitados no mercado de trabalho e estamos muito felizes por isso. A certificação do Senai é a garantia da qualidade no ensino e na prática do que foi aprendido", pontuou a diretora.

Durante a cerimônia, os alunos do curso de costureiro industrial do vestuário, fizeram um desfile de algumas peças produzidas por eles.

Aluna, Gisely Silver, desfilando com peça confeccionada por alunos. Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió
Aluna, Gisely Silver, desfilando com peça confeccionada por alunos. Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió

A aluna, Gisely Silver, 36 anos, participou do curso de formação de costureiro industrial. Ela disse que a formação era algo esperado há muito tempo e que estudar e ter uma profissão é o mesmo que conquistar a sua independência financeira. “Gratidão a Deus por te coragem e força para levantar todos os dias para fazer o curso e enfrentar as batalhas para conquistar os meu sonhos. Obrigada, aos professores, ao prefeito JHC  e a todos que me incentivaram nessa jornada”, disse Gysely.

Ailton da Silva, foi aluno do curso de mecânico de motocicletas e recebeu também seu certificado. “É o segundo curso que fiz  pela Semas aqui no Senai. Realmente atende as demandas do mercado atual. É por este motivo que é tão importante a gente se qualificar cada vez mais para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Fiquei  muito feliz com mais essa chance de me qualificar”, disse Airton.

Ailton da Silva aluno do curso de mecânico de motocicletas recebeu também seu certificado.Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió
Ailton da Silva aluno do curso de mecânico de motocicletas recebeu também seu certificado.Foto: Alysson Frazão/Secom Maceió
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h