#TôAqui: Assistência Presente fará ações voltadas à população em situação de rua

Redação 30/03/2021 às 12:44
#TôAqui: Assistência Presente fará ações voltadas à população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforçará ações voltadas para o atendimento à população em situação de rua, especialmente nesse período crítico da pandemia. A ação — chamada Plantão Social #TôAqui – Assistência Presente — ofertará os serviços das equipes de Abordagem Social e também kits de prevenção à Covid-19.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Jorge da Silva, principalmente durante a pandemia, é fundamental que a Semas assegure esses serviços para a população em situação de rua. “É mais importante ainda que eles aceitem as orientações e aproveitem os serviços que são ofertados pelo município para que tenham uma vida digna e possam, também, se proteger contra a Covid-19”, destacou.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, esse atendimento já foi iniciado nesta segunda-feira (29). “Preparamos uma programação completa, que também se estenderá aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros POP) e unidades de acolhimento da Semas. Nessas unidades, faremos a entrega de máscaras e álcool em gel para os nossos usuários”, explicou.

Kits serão entregues à população em situação, usuários dos Creas, Centros Pops e de unidades de acolhimento. Foto: Ascom/Semas

As equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) atuarão todos os dias, das 8h às 22h, percorrendo os bairros da capital para encaminhar a população em situação de rua aos programas socioassistenciais e serviços de acolhimento institucionais disponíveis no município.

O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social, psicólogos e educadores sociais que se dividem nas regiões do Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca, Orla Lagunar. Há, ainda, um grupo noturno. As equipes procuram orientar e sensibilizar as pessoas em situação de rua sobre os riscos pessoais e sociais de viver nas ruas e para identificar qual são as suas demandas, mostrando todos os direitos que eles têm e fazendo os encaminhamentos necessários.

Nesta quarta-feira (31), Carlos Jorge da Silva e o secretário adjunto, Moacir Teófilo, acompanharão o trabalho da Abordagem Social e a entrega dos kits.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h