Selecionados da CNH Social entregam documentos no Cadastro Único

Redação 14/12/2021 às 15:51
Selecionados da CNH Social entregam documentos no Cadastro Único

Documentação deve ser entregue até o dia 23 de dezembro, das 8h às 14h, na sede do Cadastro Único, no bairro Serraria

A chuva que caiu em Maceió na manhã desta terça-feira (14) não atrapalhou os planos de quem tinha compromisso para entregar a documentação na sede do Cadastro Único em Maceió, depois de ter sido selecionado entre 13.333 inscrições para participar do curso de formação da CNH Social. O programa vai ofertar a primeira habilitação para moto e carro aos maceioenses. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Um dos selecionados, que estava na sala entregando os documentos para a assistente social, foi o jovem Luiz Guilherme Silva, 21 anos. Ele estuda o primeiro ano do nível médio e mora no bairro Benedito Bentes, com a companheira. Luiz não tem filhos. Ele conta como foi o momento de emoção ao saber que pode tirar a primeira habilitação para moto.

“Foi uma alegria total. Eu estava dormindo e quem me acordou foi minha mulher dizendo que o meu nome tinha saído na lista. Não consegui dormir mais. Pretendo entrar no mercado de trabalho e minha vontade é trabalhar como entregador. Por isso, escolhi logo a categoria A, que é a de moto. Foram 13.333 pessoas inscritas, não esperava”, revela Luiz Guilherme.

CNH Social: Luiz Guilherme apresenta documentação. Foto: Ascom Semas.

Outra selecionada para levar a documentação foi a estudante universitária do curso de Recursos Humanos, Karolayne Marcela, 19 anos. Ela mora no bairro Clima Bom com os pais. Karolayne é filha única e para a jovem, ter a habilitação para carro é um sonho e a conquista da independência.

“Fiz para a categoria B, de carro. Minha intenção é ter a habilitação para trabalho, já que tem empresas que exigem a carteira de motorista para trabalhar e para quando quiser viajar. Fiquei muito feliz, porque diante dessa quantidade de pessoas, eu fui selecionada. Tinha uma expectativa muito grande”, diz Karolayne.

CNH Social: Karolayne Marcela foi selecionada para apresentar documentos. Foto: Ascom Semas.

Wanessa Alves, 22 anos, foi selecionada para a categoria A, de moto. Ela revela que ficou muito emocionada para tirar pela primeira vez a habilitação de moto. “Agradeço muito ao prefeito JHC, porque quero a carteira para poder trabalhar. Tem muito trabalho que aparece para a mulher ser habilitada para moto e neste momento eu não tenho”, conta.

Wanessa Alves aguarda a vez para apresentar documentos da CNH Social. Foto: Ascom Semas.

A assistente social do Cadastro Único, Maria da Conceição, estava recebendo a documentação dos selecionados. Ela revela quais são os requisitos para participar do programa. “Tem que estar inscrito no Cadastro Único, atualizado, com a renda per capita de até meio salário mínimo, sendo um NIS por família, ou seja, só pode ser uma pessoa por família. É preciso saber ler, escrever, ter e-mail e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH”, informa.

A assistente social diz ainda que os documentos que precisam ser apresentados nesta segunda etapa são a Certidão de Nascimento dos dependentes, se houver, Certidão de Nascimento, original e cópia, RG e CPF, original e cópia, comprovante de domicílio em Maceió, com CEP válido.

“O pessoal já passou pela primeira etapa, que foi a seleção, através da inscrição, no site. Agora, na segunda etapa, os selecionados que agendaram o atendimento estão vindo para o Cadastro Único, no dia marcado, para trazer a documentação. Depois será divulgada a lista final dos que foram aprovados com toda a documentação correta e comprovada”, explica Maria da Conceição.

Assistente Social, Maria da Conceição, recebe documentos dos selecionados. Foto: Ascom Semas.

CNH Social

O programa CNH Social emitirá a primeira carteira de motorista – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – gratuitamente para usuários do Cadastro Único, garantindo, assim, mais oportunidades no mercado de trabalho. Os participantes optaram na inscrição pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.

As aulas serão iniciadas em janeiro e serão ministradas pelo o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. As aulas práticas e teóricas deverão durar em torno de três meses.

CNH Social: selecionados apresentam documentação. Foto: Ascom Semas.

Cícero Rogério / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h