Reforma na sede do Creas Poço garante melhor atendimento às pessoas com direitos violados

Equipamento está localizado na Praça Raul Ramos, s/n, no bairro Poço; serviços são gratuitos

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 03/11/2022 às 12:36
Reforma na sede do Creas Poço garante melhor atendimento às pessoas com direitos violados
Equipamento está localizado na Praça Raul Ramos, s/n, no Poço e atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social.  Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço conta com uma nova estrutura e novos equipamentos para atender com mais qualidade os maceioenses em situação de vulnerabilidade social. O equipamento estava funcionando na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desde abril e, em outubro, voltou para o prédio próprio, após a reforma geral.

O Creas Poço está localizado na Praça Raul Ramos, s/n, no bairro Poço. O equipamento social conta, ainda, com um novo sistema de segurança e monitoramento, agentes da Guarda Municipal e banheiro com acessibilidade.

O atendimento é dirigido a pessoas em situação de violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras.

Creas conta com equipes de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Creas conta com equipes de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

No local é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto para jovens e a Abordagem Social (Seas).

Até então, mais de mil atendimentos foram realizados pelo Creas Poço, cujo atendimento abrange os territórios dos bairros Jacintinho, Poço, incluindo a comunidade do Reginaldo, e o Feitosa.

A coordenadora do equipamento e assistente social, Julyana Rodrigues, explicou que as melhorias vão ajudar no suporte à população.  

“O trabalho realizado no Creas é essencial e de fundamental importância para a população, em especial, as famílias em vulnerabilidade e risco social do nosso território. A melhoria da estrutura e novos equipamentos ajudam nessa efetivação da oferta de uma política pública de qualidade aos usuários dos serviços prestados”, reforçou.  

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar o Creas mais próximos de sua residência. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar o Creas mais próximos de sua residência. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Além disso, o Creas conta com equipes de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e advogado que acompanham, orientam e encaminham cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos da Prefeitura de Maceió, oferecendo também informações, orientação jurídica, apoio à família, ajuda no acesso à documentação pessoal e estimulam a mobilização comunitária. 

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar o Creas mais próximos de sua residência. As unidades são públicas e os serviços são gratuitos. 

Veja o endereço de onde funcionam os equipamentos sociais

Creas Jatiúca: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, Quadra 10, Jatiúca. (82) 3312-5963

Creas Orla Lagunar: Rua Santos Pacheco, 342, Prado. (82) 3312-5962

Creas Santa Lúcia: Rua Belmiro Amorim, 346, Santa Lúcia, fica em frente à casa lotérica. (82) 3312-5966

Creas Benedito Bentes: Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, quadra e lote 01, Benedito Bentes. (82) 3312-5961

Creas Poço: Praça Raul Ramos, S/N, Poço. (82) 3312-5964.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h