Programa Primeira Infância Cidadã recebe visita de monitoramento

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 23/02/2022 às 14:30
Programa Primeira Infância Cidadã recebe visita de monitoramento
Primeira equipe visitada foi a do Cras Bela Vista, no bairro São Jorge. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

O Programa Primeira Infância Cidadã, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está recebendo nesta semana visita de monitoramento de técnicas da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Nesta terça-feira(23), a visita foi realizada com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Bela vista, no bairro São Jorge.

O objetivo da ação de monitoramento é prestar orientações sobre a execução do programa, acompanhamento de visitas domiciliares, público acompanhado, composição da equipe, inserção das visitas no sistema e volume de recursos utilizados, além do funcionamento do comitê gestor municipal e outras demandas apresentadas.

Objetivo  da visita é prestar orientações sobre a execução do programa. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Objetivo  da visita é prestar orientações sobre a execução do programa. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

A  coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, falou da importância dessa visita. “Já temos dois anos  de funcionamento do programa em Maceió e mais de 1.500 indivíduos acompanhados. Essa visita é muito importante para avaliarmos juntos o programa, os desafios e dificuldades  e compartilhar também as boas práticas e resultados positivos das equipes”, disse Wellida.

A coordenadora estadual do programa, Simone Sampaio, revelou que o intuito da visita é ouvir a equipe  para aperfeiçoar o programa e  o trabalho  dos profissionais. "Viemos ouvir todos, em especial os visitadores, que  são os protagonistas do programa, porque estão no dia a dia com as famílias e têm o papel importante de convencê-las a entrar no programa”, explicou.

Na próxima sexta-feira (25), a visita será no Cras Selma Bandeira no Benedito Bentes. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Na próxima sexta-feira (25), a visita será no Cras Selma Bandeira no Benedito Bentes. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

A visitadora do programa, Elisabeth Nicácio,  participou do encontro. “É muito importante essa assistência técnica da coordenação estadual. Além de nós visitadores sermos orientados, é um momento para falarmos das nossas necessidades para que o programa seja melhorado e mais famílias sejam beneficiadas”, disse.

Na próxima sexta-feira (25), a visita  da coordenação estadual vai acontecer no Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Já no dia  4 de março, a visita será realizada junto à equipe do Cras Área Lagunar, no Prado.

Mais de 1.500 indivíduos são acompanhados perlo programa em Maceió
Mais de 1.500 indivíduos são acompanhados perlo programa em Maceió

Programa Primeira Infância Cidadã

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos e acontece nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

O programa, mantido pelo governo federal, tem como público alvo crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h