Procon Racial promove ação informativa no Centro de Maceió

Equipes da Assistência Social e do Procon Maceió percorreram as ruas do comércio da capital

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 17/03/2023 às 08:00
Procon Racial promove ação informativa no Centro de Maceió
Procon Racial distribuiu panfletos informativos e conversou com lojistas. Foto: Juliete Santos/ Secom Maceió

O programa Procon Racial percorreu as ruas do centro de Maceió nesta quinta-feira (16) para promover o combate a práticas discriminatórias por motivo racial nas relações de consumo. A ação foi realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Procon Maceió.

Neste primeiro momento o foco é na informação e divulgação do programa, por isso as equipes distribuíram panfletos aos lojistas e consumidores, para que as empresas adotem políticas contra a discriminação racial. O diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, explica o objetivo da campanha.  

“Fizemos o lançamento oficial do programa na quarta-feira, mas a campanha só vai ter efetivação quando houver adesão dos lojistas, varejistas e instituições. Então não vamos esperar que as pessoas procurem pelo programa e sim, nós trazemos essas informações para mais próximos dele, de que é uma campanha educativa e que neste primeiro momento é de divulgação dos princípios do combate à discriminação racial”, colocou o diretor.  

A panfletagem e a troca de informações também fizeram com que surgissem depoimentos e histórias de discriminações raciais nas relações de consumo, como a da comerciante Eliane Balbino. Ela ressaltou a importância da ação e contou sua experiência no mercado de trabalho.  

“Muitas das vezes que eu ia atender, passavam por mim e preferiam outro atendente. Infelizmente é uma realidade entre nós que somos negros, e essa é uma das coisas que acontecem no dia a dia. Por isso, acho importante a gente ter esse tipo de ação, para que tanto do lado dos consumidores, quanto dos lojistas, haja uma compreensão do problema”, falou.

O vendedor Joemir Gomes destacou a importância dos canais de denúncia. “Lidamos com pessoas o dia todo, 12 horas por dia. A ação acaba trazendo uma proteção para nós que somos negros, com esses canais de denúncia e a atenção que o Procon Maceió deu a este tema. É muito importante essa campanha, só tem a agregar no nosso meio”, comentou. 

A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial da Semas, Andrielly Hamonna, avaliou o primeiro dia de ações do Procon Maceió. 

“A ação hoje foi muito positiva, dos funcionários aos consumidores, todos nos receberam super bem e amaram a iniciativa. Nós percebemos que há um interesse das empresas participarem como parceiras e estaremos firmando essa cooperação logo. E essa atividade não será restrita somente ao dia de hoje, estaremos com essa busca ativa em grandes centros de comércio de Maceió”, salientou a coordenadora.  

Canais de denúncia 

Para mais informações sobre como participar do programa e denúncias de casos de discriminação racial nas relações de consumo, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Maceió, pelos telefones 0800 082 4567 ou pelo WhatsApp (82) 9 8882-8326

O Procon Maceió funciona na Secretaria Municipal de Economia (Semec), na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro.

O órgão também mantém núcleos de atendimento em parceria com o Centro Universitário Cesmac, instalado na Rua Iris Alagoense, 458, no Farol (8h às 14h); Centro Universitário Uninassau, na Rua José de Alencar, 511, Farol (8h às 12h e das 14h às 17h); Universidade Mário Pontes Jucá, antiga FAT, Av Pres. Roosevelt, Barro Duro (8h às 13h); Faculdade Raimundo Marinho na Avenida Durval de Góes Monteiro, 9757, próximo à Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins (8h às 14h). 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h