Pré-inscrições para curso de MEI começam nesta segunda-feira (13)

Redação 12/12/2021 às 09:05
Pré-inscrições para curso de MEI começam nesta segunda-feira (13)

Na capital, formação é uma parceria entre a Assistência Social de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas, fruto do Programa Qualifica Mais Progredir

Estão abertas nesta segunda-feira (13), e terminam no dia 17, as pré-inscrições para o curso de Microempreendedor Individual, conhecido como MEI. Para inscrever-se é necessário apresentar o RG, CPF, Número de Inscrição Social, o NIS, comprovação de conclusão do Ensino Fundamental completo. Neste primeiro momento, serão ofertadas 200 vagas, e as pré-inscrições serão realizadas em cinco unidades dos Centros de Referência de Assistência Social, Cras Cidade Sorriso, Selma Bandeira, Dom Adelmo Machado, Cacilda Sampaio e Área Lagunar. Podem participar das pré-inscrições integrantes das famílias residentes nos territórios de abrangência destes cinco equipamentos sociais.

A formação é voltada para integrantes das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, maiores de 18 anos e com Ensino Fundamental completo. Ao todo, serão ofertadas 800 vagas para Maceió, sendo 200 vagas por etapa. A cada três meses, novas turmas serão abertas. Os alunos selecionados vão receber uma ajuda de custo para transporte e alimentação, no valor em torno de R$ 150,00 por mês, a ser depositado na conta do próprio estudante. A partir de março de 2022, as pré-inscrições vão acontecer nas demais 11 unidades da Assistência Social, completando assim os 53 bairros da capital. Este calendário será divulgado posteriormente.

O objetivo do programa é qualificar beneficiários do Auxílio Brasil, com idade de 18 anos ou mais e Ensino Fundamental completo, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de ações que viabilizem a inserção no mercado de trabalho, empregabilidade e geração de renda, melhorando sua qualidade de vida.

Curso de Microempreendedor Individual abre pré-inscrições em Maceió

Aulas presenciais

Após o encerramento, as pré-inscrições serão enviadas para o Ifal no período de 17 a 20 de dezembro. A divulgação das inscrições, que foram aprovadas, será feita entre os dias 23 a 27 de dezembro. As matrículas serão presenciais e poderão ser realizadas entre os dia 27 a 30 de dezembro, nos campi do Ifal Benedito Bentes e Centro. As aulas estão previstas para iniciar no dia 24 de janeiro de 2022.

O curso de Microempreendedor Individual tem duração de três meses. As aulas serão presenciais, sendo ministradas em duas turmas. Serão ofertadas nesta primeira etapa, 100 vagas para o Campus Ifal Benedito Bentes, nos períodos da manhã, tarde e noite. Já o campus do Ifal Centro vai ofertar outras 100 vagas, nos períodos da manhã e noite. Após a conclusão do curso, o Ifal vai assessorar os alunos para que eles possam abrir o MEI.

Qualifica Mais Progredir

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual voltado aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo DataSebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental.

As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos.

Cícero Rogério/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h