Pré-inscrição na CNH Social leva perspectiva de mudança a moradores de grotas

Silvana da Silva sonha em comprar um carro e, para isso, já deu o primeiro passo para ter a habilitação

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 01/04/2023 às 10:00
Pré-inscrição na CNH Social leva perspectiva de mudança a moradores de grotas
Silvana não perdeu tempo quando o Brota na Grota chegou ao bairro em que mora. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Em 1997, a ainda jovem Silvana da Silva saiu do município de Teotônio Vilela, no interior de Alagoas, com o objetivo de mudar de vida e se estabelecer financeiramente em Maceió. Na época, recém-formada em Educação Física, trabalhou em diversos lugares até se firmar fora da sua área, após concluir o curso técnico de enfermagem.

O próximo sonho que Silvana deseja realizar é a compra de um carro, mas para isso precisa ter habilitação, documento que está mais perto de conseguir desde que realizou a pré-inscrição no Programa CNH Social.

Ela fez isso por meio do Programa Brota na Grota, que passou a semana atendendo a população a menos de 20 metros da casa dela, na Grota do Pau d’Arco, no Conjunto José da Silva Peixoto, bairro Jacintinho. Seguindo a dica de uma amiga próxima, a técnica de enfermagem não perdeu tempo, arregaçou as mangas e levou seus documentos até o estande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Quero tirar minha habilitação porque, com um carro, podemos nos deslocar mais rápido na cidade, de um trabalho para o outro, e para casa. É uma oportunidade excelente de conseguir algo tão distante da nossa realidade, então, de verdade, eu não poderia perder essa chance”, destacou Silvana.

Mãe de um jovem de 19 anos, Silvana, assim como tantas outras mulheres, criou o filho sozinha, sem a presença de uma figura paterna. Contudo, esse obstáculo não foi suficiente para que ela desistisse de buscar melhorias em sua vida, com educação e capacitação.

“Quando saí de Teotônio Vilela, ainda tinha meus 20 anos de idade. Hoje, com 46, aproveitei muitas oportunidades que apareceram na minha vida. A última, por exemplo, foi concluir um curso de manicure, que foi algo que eu sempre quis fazer. Apesar de ser mãe e pai ao mesmo tempo e não ter uma rede familiar aqui, nunca me abalei e sempre procurei melhorar para cuidar do meu filho”, ressaltou.

Ela avaliou positivamente a ação da Prefeitura de Maceió, ao promover o Brota na Grota, que é o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil. Silvana, além da pré-inscrição para a CNH Social, também conseguiu atualizar o seu Cadastro Único tão rápido, que nas palavras dela, foi “surpreendente”.

Essas ações vêm alimentando sonhos de maceioenses, que por tantos anos foram esquecidos por gestões públicas anteriores. Em cerca de dois meses de atuação, quase três mil cidadãos foram atendidos pela Semas nos estandes montados nas grotas de Maceió.

Ao todo, 747 pessoas fizeram a pré-inscrição no Programa CNH Social, que já entregou desde a sua criação mais de 500 Carteiras de Habilitação aos usuários. “Gratidão” é a palavra que é repetidamente citada por aqueles que vivenciaram o poder de inclusão da ação que vem tomando as grotas de Maceió.

Um dos exemplos é a Marcia Maria, conhecida na região do Jacintinho por participar de todas as atividades da comunidade. Com 52 anos de idade, ela já fez a atualização dos dados do Cadastro Único no Brota na Grota, mas continuou nos estandes chamando os moradores locais para participar da ação.

“Eu já fiz o que tinha que fazer por aqui, no Brota na Grota. Atualizei meu Cadastro Único, peguei algumas informações sobre outros serviços da Prefeitura, mas quando tenho tempo livre fico por aqui, chamo o pessoal que está precisando de algo. Na medida do possível, ajudo aos servidores e converso com eles. Estou sempre por aqui, pois nunca vi uma ação assim aqui na Grota do Pau d’Arco, é realmente gratificante”, reconheceu a moradora.

O programa Brota na Grota vai seguir levando os serviços da Prefeitura de Maceió às pessoas em vulnerabilidade social, visitando mais de 100 grotas da capital.

Já na próxima semana, a Grota das Piabas e a Grota do Arroz, ambas localizadas no bairro Cruz das Almas, vão receber as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, SMTT e outras, para que a população tenha o acesso facilitado a serviços como Cadastro Único, obras de infraestrutura, limpeza, inscrições em cursos e muito mais.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h