Prazo para atualização do Cadastro Único termina no próximo dia 14

Usuários que não fizerem o procedimento podem ter o NIS excluído e perder benefícios

Deborah Freire / Ascom Semas 03/10/2022 às 09:12
Prazo para atualização do Cadastro Único termina no próximo dia 14
Atendimento foi ampliado para atender a população de Maceió / Foto: Vanessa Napoleão (Ascom Semas)

O prazo para as pessoas inscritas no Cadastro Único fazerem a atualização de dados termina no dia 14 de outubro. A medida é necessária para que os usuários não tenham o Número de Identificação Social (NIS) excluído ou tenham algum benefício bloqueado ou suspenso.

Quem precisa atualizar são as pessoas que estão há mais de dois anos sem fazer alterações no cadastro, mas a prioridade são aquelas com dados desatualizados de 2015 a 2019.

Desde julho deste ano, após a prorrogação do prazo pelo Governo Federal, com mais 90 dias para o usuário regular sua situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) iniciou uma força-tarefa para garantir atendimento a todos que precisam.

O horário de funcionamento dos 16 Cras e da sede do CadÚnico, na Serraria, foi ampliado - atualmente é das 7h às 16h - e mutirões aos sábados conseguiram atender mais de 3 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério da Cidadania, em maio havia 66 mil famílias com pendências no cadastro em Maceió e, dessas, 29 mil recebiam o Auxílio Brasil.

Com os atendimentos realizados de junho a setembro, a Semas estima que o número geral caiu para em torno de 50 mil, sendo a maior queda entre os que recebem o Auxílio.

Hoje, seria entre 15 mil e 20 mil o número de beneficiários do programa em Maceió que ainda precisam fazer atualização.

O Cadastro Único também permite ter acesso a programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a CNH Social.

Como e onde fazer a atualização do CadÚnico

Para agendar atendimento em um dos Cras ou na sede do CadÚnico, é preciso acessar o site www.online.maceio.al.gov.br/semas/, escolher o local onde quer ser atendido e preencher os dados. Para informações, o usuário pode ligar para 3312-5924. A sede do Cadastro Único fica na Avenida Menino Marcelo, SN, Serraria (ao lado da farmácia Drogasil).

Prazo para atualização do Cadastro Único termina no próximo dia 14
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h