População de baixa renda tem direito a auxílio para colocar em dia contas de água, luz ou gás

Mais de 100 chefes de família estão contempladas na primeira etapa do Conta em Dia

Marcos André Aguiar / Secom Maceió 05/03/2022 às 10:00
População de baixa renda tem direito a auxílio para colocar em dia contas de água, luz ou gás
Recurso do Conta em Dia também garante mais segurança alimentar às famílias. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Agora elas também podem. A água corre nas torneiras, a luz elétrica clareia os cômodos da casa e o gás de cozinha prepara os alimentos da família. Estas são conquistas de mais de 2 mil famílias maceioenses que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Maceió fornece auxílio de R$ 50 mensais para o pagamento de contas de luz, água ou gás.

As 118 chefes de famílias contempladas na primeira etapa do programa carregam histórias semelhantes: vivem em situações precárias de sobrevivência, mas têm esperança de que tudo um dia vai mudar. Elas existem e estavam invisibilizadas pelo Poder Público e passam a recontar suas histórias com um pouco mais de dignidade.

É o caso de Isabelle Oliveira, 32 anos, mãe de Émile, de seis anos e Eloá, de nove meses. Sem emprego fixo, a dona de casa por vezes tinha que fazer uma escolha difícil: comprar comida ou pagar a conta de água e luz. A escolha da comida sempre prevalecia, mas em seguida a família tinha que enfrentar outro problema: quase sempre não havia gás de cozinha para preparar os alimentos.

Isabelle Oliveira, mãe de Émille e Eloá, conta que o auxílio ajuda na manutenção das contas mensais. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Isabelle Oliveira, mãe de Émille e Eloá, conta que o auxílio ajuda na manutenção das contas mensais. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

“A coisa mais importante na minha vida é a fé. Eu já passei por momentos muito difíceis e consegui me erguer. A vida não está fácil, mas eu tenho fé que ela vai melhorar, pois já foi muito pior e estamos virando a página. Eu voltei a estudar e agora, com esse auxílio nós também podemos comprar o gás”, diz a mãe de família.

Histórias como a de Isabelle colocam em xeque o papel da política de Assistência Social: garantir proteção socioeconômica para as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Na capital alagoana, o prefeito JHC está enfrentando estes desafios com programas que propõem diminuir a disparidade entre as classes sociais. 

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, conta que o programa é mais um esforço da Prefeitura para garantir a inclusão social das famílias, sobretudo neste momento de crise econômica.

“É uma das formas da Assistência Social estar presente na vida de cada família. Trabalhando a proteção social e a garantia de direitos dos que mais precisam. Ficamos muito felizes em ver essas famílias sendo beneficiadas com esse programa tão estratégico”, destacou Carlos Jorge.

Para ter acesso ao benefício é necessário ter renda per capita mensal familiar igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo. Além disso, é preciso estar inserido no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar o domicílio em Maceió. O cadastro é feito na sede do Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), localizado próximo da Praça da Faculdade, no bairro do Prado, das 8h às 13h.

Os contemplados devem apresentar todo o mês, os comprovantes de pagamento de água ou luz. E, a cada três meses apresentar o recibo da compra do gás de cozinha. 

Isabellle não teve dificuldade para garantir o direito. Esta foi mais uma conquista na sua vida, que fará parte das diversas outras. Ela guarda com cuidado o dinheiro do auxílio e espera nunca mais ter que cozinhar em fogo à lenha.  “Minhas filhas merecem uma vida melhor e agora vejo que isso está se tornando uma realidade”, conta esperançosa a jovem mãe.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h