Novos servidores da Assistência Social assinam contrato de trabalho

Evento ainda contou com uma formação para os profissionais

Deborah Freire/Ascom Semas 26/09/2022 às 13:10
Novos servidores da Assistência Social assinam contrato de trabalho
Pouco mais de 100 pessoas foram aprovadas no PSS da Semas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Os novos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram de uma capacitação e assinaram os contratos de trabalho nesta segunda-feira (26), na Associação Comercial, no bairro Jaraguá. Por chamada de vídeo, o prefeito de Maceió, JHC, desejou sucesso a todos os presentes e reforçou que a missão dos profissionais que iniciam agora a jornada no Município é cuidar da população e trabalhar para diminuir as carências e desigualdades sociais.

“Quero pedir que vocês deixem um legado. Maceió é uma cidade carente, cheia de complexidades, mas temos um time aguerrido, e com fé, vamos trabalhar para diminuir os problemas. Vamos estar próximo das pessoas. Cuidem das pessoas, tenham atenção às pessoas, a cidade é feita para as pessoas. O trabalho do servidor é proporcionar bem-estar e qualidade de vida à população”, destacou.

O pedido do prefeito foi reforçado pelo secretário de Assistência Social, Claydson Moura, que também citou aos presentes os principais programas na área, como o Desjejum Social, o Saúde nos Abrigos e o acolhimento emergencial aos desabrigados da chuva.

Secretário de Assistência Social de Maceió reforçou que a pasta é um dos pilares da gestão municipal. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Secretário de Assistência Social de Maceió reforçou que a pasta é um dos pilares da gestão municipal. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Moura reforçou que a Assistência Social se tornou um dos pilares da gestão municipal a partir da decisão do prefeito JHC, e com isso ganhou melhor estrutura, maior orçamento e mais profissionais, para garantir que a população de Maceió seja atendida de forma plena pelo poder público.

“Estava passando da hora de a Assistência ter esse reforço, e fica a nossa gratidão ao prefeito JHC, que tem sido muito sensível em dar todas as condições para que verdadeiramente a gente faça essa transformação. Temos um time extraordinário e, agora, com esse reforço, ficamos muito felizes em saber que profissionais extraordinários estão se unindo a nós”, comemorou.

Pouco mais de 100 pessoas foram aprovadas no Processo Seletivo Simplificado (PSS)  e começarão a trabalhar já nos próximos dias.

Williane Izidoro Nobre e Wallace Izidoro Nobre são novos servidores da Semas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Williane Izidoro Nobre e Wallace Izidoro Nobre são novos servidores da Semas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Os irmãos Williane Izidoro Nobre e Wallace Izidoro Nobre estão entre os aprovados no PSS da Semas. Para ambos, a experiência já está sendo enriquecedora.

“Eu me inscrevi porque queria ter essa experiência, e também é meu primeiro emprego depois dos estágios. Achei muito interessante o trabalho da Semas e pretendo continuar aqui se surgirem outras seleções”, disse Williane.

“Eu já estava trabalhando, mas vi no PSS a oportunidade de mudar de ares. Foi bem radical, lá eu lidava com o público, mas aqui são outras situações. Estou gostando”, contou o irmão.

Capacitação

O evento de boas-vindas começou com a palestra “A Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social”, com a assistente social Eunice Novaes. Ela abordou a assistência enquanto política pública instituída desde a Constituição de 1988 e destacou o papel do trabalhador na operacionalização dos serviços.

Em seguida, a assistente social e coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos, apresentou a proteção social básica e seus equipamentos, como o Cras, o CASA, o CadÚnico e os serviços prestados, que são, entre outros, a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a inscrição no Cadastro Único.

E por fim, a psicóloga e técnica de referência dos acolhimentos, Sofia Grimberg, falou sobre a proteção social especial, onde estão inseridos os abrigos. Ela passou pela legislação que norteia os serviços e detalhou, na prática, como atuam os Creas, a abordagem social, os abrigos e casas de passagem.

O evento terminou com a assinatura dos contratos e um almoço. Todo o acolhimento e a formação dos profissionais selecionados foram pensados pela Comissão de Educação Permanente da Semas, que atua em parceria com instituições de educação para a qualificação contínua dos servidores, dentro do Plano de Capacitação elaborado anualmente.

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h