Mercado do Tabuleiro terá mutirão em ação conjunta da Prefeitura de Maceió

Redação 08/04/2021 às 13:45
Mercado do Tabuleiro terá mutirão em ação conjunta da Prefeitura de Maceió

Problemas constatados no local começam a ser corrigidos já a partir da próxima segunda-feira (12)

O Grupo de Trabalho responsável pelos mutirões de limpeza nos mercados públicos de Maceió esteve, nesta quarta-feira (7), no Mercado do Tabuleiro. Para melhorar as condições de vida de quem ali trabalha e dos consumidores, as intervenções no local deverão acontecer já a partir da próxima semana.

Coordenadores do GGI Covid-19 e da Vigilância Sanitária visitam mercado. Foto: GGI Covid-19

Na segunda-feira (12), a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) inicia o recolhimento de entulhos e a pintura de meio fio. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) atua na limpeza das galerias de esgoto no entorno do Mercado e em pequenos reparos na estrutura. Já através da Superintendência de Iluminação (Sima), será feira a manutenção da rede elétrica.

A Vigilância Sanitária irá preparar um roteiro de normas a serem respeitadas pelos comerciantes, que será divulgado em banners pelo local já nos próximos dias. Dessa forma cumprimento das medidas será fiscalizado já durante o mutirão de higienização. E, ainda este mês, todas as Secretarias envolvidas participam de uma grande limpeza do Mercado do Tabuleiro, com lavagem de piso e bancadas e sanitização contra o coronavírus.

Durante a vistoria, foram encontrados aparelhos de freezer que, apesar das péssimas condições, ainda são usados pelos permissionários, além de caixas de isopor quebradas e sujas, facas enferrujadas, tábuas velhas ainda em uso e bancadas em mal estado de conservação. Alguns pontos também estavam sem telha e, em todo o Mercado, havia a presença de animais, entre outras irregularidades.

Foto: GGI Covid 19

“As fiscalizações nos mercados estavam paradas há anos, por isso encontramos tantos problemas. Estamos fazendo a fiscalização permanente desses locais, além de capacitações para permissionários, ambulantes, vendedores de pescado para mudar essa realidade”, afirma o coordenador-geral da Vigilância Sanitária, Airton dos Santos.

Participam da ação a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), coordenadora da ação junto ao Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid-19), além da Sudes, Seminfra, Sima, Secretaria de Assistência Social (Semas) e Vigilância Sanitária.

Reformas

De acordo com o coordenador do GGI Covid-19, Claydson Moura, o grupo constatou, ainda, a necessidade de reformas nos banheiros e em outros pontos do Mercado. A Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) será acionada para destinar recursos aos reparos necessários no local.

“Queremos promover as melhorias necessárias nos banheiros, com a instalação de novas torneiras e descargas e recuperando as bancadas, que estão abandonadas. Assim, daremos uma condição melhor ao comerciante e ao consumidor. Também vamos cobrar aos permissionários que sigam as regras de higiene e limpeza, indicando ao cliente que só adquira produtos das bancas que atendem todas adequações”, afirmou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h