Maceioenses iniciam segunda fase do programa CNH Social

Programa ofertou 350 vagas para a emissão da primeira carteira de motorista

Luiz Felipe Pimentel (estágiario)/Ascom Semas 17/03/2022 às 13:00
Maceioenses iniciam segunda fase do programa CNH Social
Alunos do programa começaram aulas teóricas na autoescola. Foto:Gabriel Moreira/Secom Maceió

Participantes do programa CNH Social já iniciaram o curso de formação de condutores, em várias autoescolas da capital alagoana. Nessa segunda etapa do programa, os alunos estão sendo instruídos sobre o Código Nacional de Trânsito, meio ambiente e mecânica, através de aulas teóricas com instrutores capacitados. A etapa antecede aos exames práticos.

Antes do curso de formação de condutores, eles participaram de um Curso de Qualificação para a Primeira Habilitação com o Sest/Senat, que abordou noções de transporte rodoviário, de carga e de passageiros, além de logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais para que cheguem mais bem preparados ao mercado de trabalho. A capacitação teve carga horária de 30 horas.

Leandro Santos, 24 anos, que trabalha com entregas, é aluno do CNH Social. Ele participou do curso de qualificação e falou sobre a oportunidade de estar sendo beneficiado pelo programa da Prefeitura de Maceió, além de sua experiência no curso de qualificação.

Leandro Santos disse que a CNH Social vai abrir portas para mais oportunidades de emprego. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Leandro Santos disse que a CNH Social vai abrir portas para mais oportunidades de emprego. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Foi a melhor coisa que me aconteceu. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai abrir portas para mais oportunidades de emprego, e assim, irá facilitar a minha vida. A maioria dos empregos querem a CNH de categoria A ou B, esse é um diferencial no currículo. O curso de qualificação no Sest/Senat, também, foi muito bom.  Eu descobri e aprendi coisas que eu ainda não conhecia”, disse Leandro.

Para o instrutor da autoescola Alagoana, conhecido como “Wolverine”, o programa está sendo uma oportunidade para que os alunos possam alcançar a independência financeira com a  conquista da tão sonhada CNH.

Instrutor disse que  alunos estão apreendendo as regras básicas para serem motoristas defensivos e exemplos para seguir no trânsito. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Instrutor disse que alunos estão apreendendo as regras básicas para serem motoristas defensivos e exemplos para seguir no trânsito. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“O programa é uma excelente oportunidade, já que é um serviço gratuito para quem mais precisa. Corram atrás, pois estamos vendo os alunos com interesse, querendo ter a habilitação em mãos. É um ponto de partida para a independência financeira e outras oportunidades. No atual estágio do curso de formação de condutores, eles estão aprendendo as regras básicas para serem motoristas defensivos e exemplos para seguir no trânsito. Estamos aqui, instruindo como agir com segurança e educação no trânsito”, concluiu o instrutor.

CNH Social

O programa CNH Social emitirá a primeira carteira de motorista – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – gratuitamente para usuários do Cadastro Único (CadÚnico), garantindo, assim, mais oportunidades no mercado de trabalho para a população em vulnerabilidade social. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto. Inicialmente, foram ofertadas 350 vagas.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, ressaltou a importância dessa segunda fase do programa, na qual os alunos ingressam nas aulas teóricas. Ele destacou o trabalho que a Prefeitura de Maceió vem fazendo para realizar o sonho da primeira CNH.

“Esta fase da CNH Social é muito importante, pois coloca as questões pedagógicas e teóricas do trânsito para os alunos, além de instruir sobre a prudência e a segurança no trânsito. A gente fica feliz, pois em breve teremos centenas de contemplados pelo programa, com a sua CNH. Esse é um trabalho de êxito e estratégico que a Prefeitura de Maceió vem fazendo para realizar o sonho de quem mais precisa”, destacou o secretário.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h