Maceió é a sexta capital do Brasil no ranking de atualização do Cadastro Único

Relatório do Governo Federal mostra que investimentos realizados pelo Município deram resultado positivo para a população

Deborah Freire / Ascom Semas 18/03/2023 às 10:00
Maceió é a sexta capital do Brasil no ranking de atualização do Cadastro Único
Cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade é foco do Município. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Com um índice de 84% de atualização do Cadastro Único, Maceió deu um salto no ranking das capitais brasileiras e hoje é a sexta com melhor desempenho, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). O Município deixou a 24ª posição e superou cidades como Recife, Salvador e São Paulo, além de ter média maior que a nacional, de 81%.

De acordo com o levantamento do Governo Federal, o índice representa o número de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo que atualizaram seus dados nos últimos dois anos junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Isso significa que o cadastro no Município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único”, afirma o relatório do MDS referente aos dados de fevereiro deste ano.

Além disso, o índice alcançado é o maior desde 2015, quando os dados começaram a ser compilados, e a Capital tinha apenas 54% de atualização. E em 2022, superou pela primeira vez os 80%. Para alcançar o percentual, Maceió começou a investir no ano passado em 50 novos computadores, reforçou a equipe da sede do CadÚnico com 12 servidores para atender à demanda reprimida, aumentou o horário e dias de atendimento à população e realizou mutirões em comunidades de periferia.

Para o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, os números são resultado de um esforço conjunto em favor da população.

“Estamos no caminho certo e temos que investir cada dia mais para criar uma política real de assistência social em Maceió, onde as pessoas verdadeiramente sejam importantes, as pessoas que estão à margem, que estão invisíveis aos olhos da sociedade e do poder público. É para elas que trabalhamos todos os dias, e cada avanço como esse é uma grande conquista. Tudo isso só é possível porque o prefeito JHC ama as pessoas e nos apoia em todos os nossos sonhos de transformação social”, afirmou.

Maceió possui atualmente 203.766 famílias inseridas no Cadastro Único, e dessas mais de 160 mil têm renda de até meio salário mínimo. São beneficiadas pelo Bolsa Família um total de 99.441 famílias, totalizando um investimento de R$ 59,9 milhões e um benefício médio de R$ 603,30.

Na visão da diretora de Proteção Social Básica da Semas, Aline Pedrosa, estar entre as primeiras capitais do país em atualização cadastral é motivo de orgulho e confirma que a Prefeitura está no caminho certo no atendimento do CadÚnico.

"A atualização cadastral é de suma importância para garantir a continuidade de acesso a programas como o Bolsa Família. Além disso, o Cadastro Único nos dá um retrato da realidade das famílias cadastradas e com isso, a gestão pode desenvolver projetos e construir políticas públicas eficientes no combate à vulnerabilidade social. A gestão JHC vem investindo no CadÚnico, e isso reflete diretamente no resultado e no nosso poder de alcance do público", avaliou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h