Litoral Norte de Maceió vai ganhar o primeiro Centro de Referência da Assistência Social

Implantação do Cras é reivindicação antiga da população da região, que precisa contar com o atendimento de equipamentos em outros bairros

Deborah Freire / Ascom Semas 23/11/2022 às 12:29
Litoral Norte de Maceió vai ganhar o primeiro Centro de Referência da Assistência Social
Cras Litoral Norte está pronto para ser inaugurado / Foto: Allan Cesar

No ano de 2010, quando foi realizado um mapeamento dos territórios de Maceió onde houvesse a necessidade de implantar Centros de Referência da Assistência Social (Cras), uma das demandas identificadas já era o Litoral Norte. Nos bairros da região, milhares de moradores precisavam dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas tinham que se dirigir para equipamentos no Jacintinho ou São Jorge.

Para atender à demanda antiga, a Prefeitura de Maceió iniciou este ano a reforma de um prédio no bairro de Riacho Doce, que foi totalmente adaptado para o atendimento à população, e que deve ser inaugurado em breve.

O imóvel já está com as obras concluídas e conta com recepção, sala para realização do Cadastro Único, salas para atendimentos dos programas sociais, sala para assistente social e psicólogo, salas administrativas, banheiro com acessibilidade, copa e cozinha, que servirá tanto aos funcionários como para a preparação de lanches para atividades com a população.

O secretário de Assistência Social do Município, Claydson Moura, reforça que a implantação do Cras Litoral Norte é um marco na história da Semas e torna os serviços de assistência mais acessíveis à população que mais precisa.

“Milhares de moradores dos bairros da Pescaria, Ipioca, Riacho Doce e outros vizinhos tinham que se dirigir ao São Jorge ou ao Jacintinho, mas muitas vezes essas pessoas não têm o dinheiro da passagem ou têm qualquer dificuldade de mobilidade, e ficavam sem o atendimento essencial da Assistência. Inaugurar o Cras Litoral Norte vai gerar inúmeros benefícios à população daqueles bairros, e é isso que determina o prefeito JHC, que as pessoas sejam cuidadas”, afirma Mourinha.

De acordo com a assistente social Denaide Oliveira, além do Programa de Atenção Integrada à Família (Paif), que é o principal serviço do Cras, o planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas) junto à Diretoria de Proteção Básica prevê o atendimento com relação ao cadastro único, um dos serviços mais demandados pela comunidade.

A coordenadora geral dos Cras, Lucimar Balbino, esteve no local esta semana para conhecer a nova estrutura e realizar uma vistoria, para os últimos ajustes. “É uma conquista enorme para essa população. Com o empenho do nosso secretário, Claydson Moura, para que o Cras saísse do papel, a obra teve mais agilidade e a previsão de entrega é para dezembro. Estamos com a equipe técnica praticamente formada e vamos atender aqui em torno de mil famílias. O Cras vem para ser um acesso a direitos e é uma reivindicação da comunidade que está sendo atendida”, comemora.

Quem também acompanhou a visita foi a assistente social Nicole da Fonseca Lopes, primeira servidora já direcionada para o Cras. Ela foi aprovada no último PSS da Semas e está animada para começar a trabalhar. “Vai ser muito bom para a gente, equipe nova, todos com muita vontade de trabalhar, de atender a população que estava carente, precisando desse Cras”, contou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h