Lista de inscritos no curso de Microeempreendor Individual será divulgada a partir de quinta-feira (23)

Até 27 de dezembro, candidatos poderão ser conferidos no site do Ifal

Cícero Rogério/Ascom Semas 20/12/2021 às 14:38
Lista de inscritos no curso de Microeempreendor Individual será divulgada a partir de quinta-feira (23)
Lista de inscritos será divulgada na quinta-feira (23)

Cerca de 60 pessoas se inscreveram na primeira etapa do curso de Microempreendedor Individual. Na capital, a formação é fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A lista com os nomes das pessoas que tiveram as pré-inscrições aprovadas será divulgada no site do Instituto a partir desta quinta-feira (23) até o dia 27 de dezembro.

A formação será ministrada nos campi Benedito Bentes e Centro. Ao todo, serão 800 vagas para Maceió, sendo 200 por etapa. A cada três meses, novas turmas serão abertas.

Os alunos selecionados vão receber uma ajuda de custo para transporte e alimentação, no valor em torno de R$ 150,00 por mês, a ser depositado na conta do próprio estudante.

A assistente social, Ray Gomes, informa que os pré-inscritos devem ficar atentos à lista que será divulgada e que o período de matrículas será de 27 a 30 de dezembro. Novas inscrições para o curso de Microempreendedor Individual vão acontecer em março do próximo ano.

“Em março de 2022 serão abertas mais 200 vagas, sendo 100 para o Ifal Centro e outras 100 para o Ifal Benedito Bentes. Quem não se inscreveu na primeira etapa, pode participar da segunda. O calendário com as datas e locais de inscrições será divulgado posteriormente”, pontua a assistente social.

Autonomia financeira

Joyce da Silva, 26 anos, já trabalhou com a venda de roupas infantis. Ela mora com a mãe e a única filha de três anos de idade, no bairro da Levada. Quando soube do curso procurou o Cras Área Lagunar e fez a inscrição. “Trabalhei um tempo com a venda de roupa infantil, mas como não tinha conhecimento sobre empreendedorismo, não deu certo. Com o curso pretendo retomar este trabalho e ter o meu próprio negócio”, diz.

Joyce da Silva com a filha de três anos. Foto: Acervo pessoal
Joyce da Silva com a filha de três anos. Foto: Acervo pessoal

A coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir em Alagoas, Ilka Cedrim, enfatiza que o curso é uma grande oportunidade de qualificação profissional e de inclusão no mercado de trabalho de cidadãos com 18 anos de idade ou mais e que recebem o Auxílio Brasil.

“Durante o curso, os estudantes receberão, além dos conteúdos das disciplinas ofertadas, todas as orientações para a sua formalização como microempreendedores e poderão iniciar o próprio negócio, ou fortalecer um negócio já existente. É uma chance para essas pessoas de alcançarem sua autonomia, sua independência financeira, de ampliarem suas perspectivas, além de um futuro com novas oportunidades e qualidade de vida”, pontua a coordenadora.

Acompanhe o calendário

Até 20 de dezembro: pré-inscrições enviadas para o Ifal.

23 a 27 de dezembro: divulgação da lista com os nomes dos inscritos.

27 a 30 de dezembro: matrículas presenciais no Ifal Centro e Benedito Bentes. Levar os documentos pessoais, como RG e CPF, comprovantes de residência e de beneficiário do Auxílio Brasil.

Aulas presenciais

As aulas presenciais terão início no dia 24 de janeiro de 2022, sendo ministradas em duas turmas, o Ifal Benedito Bentes e Centro, nos turnos da manhã e noite. O curso de Microempreendedor Individual tem duração de três meses. Após a conclusão, o Ifal vai assessorar os alunos para que eles possam abrir o MEI.

Qualifica Mais Progredir

O objetivo do programa é qualificar beneficiários do Auxílio Brasil que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de ações que viabilizem a inserção no mercado de trabalho, empregabilidade e geração de renda, melhorando sua qualidade de vida.

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h