Grupos do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar retomam atividades

Crianças, jovens e idosos participaram de ações educativas e de lazer

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/ Ascom Semas 15/02/2022 às 14:30
Grupos do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar retomam atividades
Grupo de idosos retomou atividades presenciais. Fotos: Arquivo/Cras Área Lagunar.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área lagunar, retomou as atividades com os grupos de idosos e crianças após um período de recesso. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social fica localizado no bairro Prado, em Maceió.

O retorno ocorreu na última semana e contou com aula de alongamento e hidroginástica na piscina, ao som das marchinhas carnavalescas, como parte das atividades de boas-vindas ao grupo de idosos.

A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, contou que todos os protocolos de saúde vigentes foram seguidos, e assim, conseguiram proporcionar momentos de acolhimento aos respectivos grupos. Ela disse, ainda, que o objetivo das atividades é promover a qualidade de vida à pessoa idosa e estimular a autoestima dos participantes.

Idosas participaram de  aula de alongamento. Foto: Cras Área Lagunar
Idosas participaram de aula de alongamento. Foto: Cras Área Lagunar

Integrante do grupo de idosos do Cras Área Lagunar, Dona Expedita, 65 anos, participa das atividades por cerca de cinco anos. Ela fala da emoção de retornar ao Cras, depois do recesso.

“Não tenho nem palavras para explicar esse retorno, foi muito bom. Fomos muito bem recebidas e foi muito emocionante. Nós tivemos uma recepção com muito amor e carinho, além da diversão que teve com as marchinhas carnavalescas. Eu estava muito ansiosa para este retorno pois aqui é só alegria e me sinto mais jovem”, disse Dona Expedita.

Grupo de idosos retoma atividades presenciais com aulas de hidroginástica. Foto: Cras Área Lagunar.
Grupo de idosos retoma atividades presenciais com aulas de hidroginástica. Foto: Cras Área Lagunar.

O grupo de crianças se divertiu na oficina de adereços carnavalescos, produzindo instrumentos com materiais recicláveis. Além disso, os pequenos aprenderam sobre história do carnaval, desde sua origem aos dias atuais.

‘’Para a criançada, as atividades têm o objetivo de resgatar nossa cultura de forma lúdica, educando também na questão da sustentabilidade ambiental, com a confecção de instrumentos através da reutilização de latas, sendo tudo voltado para inclusão social’’, explicou a pedagoga Ana Cristina.

Grupo de crianças participou de oficina para montagem de instrumentos recicláveis. Foto: Cras Área Lagunar.
Grupo de crianças participou de oficina para montagem de instrumentos recicláveis. Foto: Cras Área Lagunar.

Já  os adolescentes, participaram de uma oficina de  produção artística com recicláveis, confeccionando adereços, como máscaras, porta estandartes e bumba meu boi, entre outros símbolos carnavalescos. Além da oficina, os jovens participaram de rodas de conversas sobre gravidez na adolescência, com o objetivo de informá-los sobre os meios de prevenção, os obstáculos e responsabilidades que eles podem assumir com uma gestação não planejada.

A professora de Educação Física, Geane Modesto, explica que houve um aumento no número de adolescentes que são usuárias do equipamento social e que tiveram uma gravidez não planejada. Por isso, esse tema foi abordado no primeiro encontro do ano.

Adolescentes participaram de roda de conversa sobre prevenção à gravidez na adolescência. Foto: Cras Área Lagunar.
Adolescentes participaram de roda de conversa sobre prevenção à gravidez na adolescência. Foto: Cras Área Lagunar.

O Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área Lagunar, funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro Prado. Para mais informações sobre os serviços,  a população pode ligar para o (82) 3312-5945, das 8h às 14h.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h