Grupo de idosos do Cras Selma Bandeira participa de encontro sobre processo de envelhecimento

Ação foi realizada com a parceria do IFAL Benedito Bentes

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 08/04/2022 às 14:16
Grupo de idosos do Cras Selma Bandeira participa de encontro sobre processo de envelhecimento
Idosos foram atendidos por alunos do 5º período do curso Técnico de Enfermagem (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)

A fisiologia do envelhecimento foi o tema do encontro, desta sexta-feira (8), entre o grupo de idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Selma Bandeira e alunos do curso técnico de enfermagem, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Benedito Bentes.

Cerca de 50 alunos, do 1º ao 5º períodos do curso, apresentaram temas como as mudanças do corpo no decorrer da vida e explicaram sobre os cuidados necessários nesta fase da vida. Além disso, foi ofertado ao grupo de idosos, procedimentos como a aferição de pressão arterial, exames de glicemia (verificação da quantidade de açúcar no sangue) e atividades de coordenação dos sentidos.

Parceria entre o IFAL/Campus Benedito Bentes e o Cras Selma Bandeira, completa três anos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)
Parceria entre o IFAL/Campus Benedito Bentes e o Cras Selma Bandeira, completa três anos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)

A docente do curso técnico de enfermagem, Paulyanne Magalhães, destaca que os idosos precisam ficar atentos aos sinais do envelhecimento.

“Nossa atividade de hoje foi um exercício de integração, entre o IFAL e o Cras Selma Bandeira, focada na saúde do idoso e que vem ajudando a comunidade do Benedito Bentes. Os alunos do curso aprendem desde o início da formação a trabalhar com a coletividade e a atenção voltada à sociedade. Assim temos que manter e fortalecer esses momentos de educação continuada com esse público”, explicou a docente.

Panfletos informativos foram distribuídos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)
Panfletos informativos foram distribuídos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)

A aposentada, Maria das Dores, 62 anos, disse que o Cras Selma Bandeira supriu a ausência da família em seu dia a dia. Para ela, foi bom estar no evento que trouxe muito aprendizado ao grupo.

“Eu quero dizer que o Cras representa, para mim, uma família. Eu que não tenho mais pai nem mãe, me vi em um momento muito triste da minha vida, mas a equipe do Selma Bandeira me acolheu como minha família. Aprendi muita coisa sobre meus sentidos e todos os alunos nos trataram muito bem. Fiquei muito feliz por participar. Foi um privilégio”, enfatizou Maria das Dores.

Para a estudante de enfermagem, Lívia Maria, 22 anos, foi um momento emocionante para todas as turmas envolvidas no encontro.

“Ao executar essa atividade, nossa turma pensou de coração, como se fossem nossos pais e avós, e foi algo muito gratificante para todos nós. Também foi muito emocionante, pois alguns colegas perderam entes queridos durante a pandemia e trataram o dia de hoje com muita seriedade para cuidar desse público", revelou Lívia.

Aluna de enfermagem, Lívia Maria, executou atividades sensoriais com idosos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)
Aluna de enfermagem, Lívia Maria, executou atividades sensoriais com idosos (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas)

A parceria entre o Cras Selma Bandeira e o IFAL, Campus Benedito Bentes, já completa três anos. Outras atividades, além desta, serão realizadas durante o ano. A coordenadora do Cras, Ana Lúcia Nogueira, explica o objetivo da integração com a instituição de ensino e a necessidade do público saber o que o equipamento tem a oferecer.

“O nosso objetivo é expandir as noções de conhecimento. Nesse momento foi sobre o processo de envelhecimento. A gente tem uma programação vasta com o IFAL. É uma parceria antiga, e nesse ano de 2022, o trabalho conjunto continua”, destacou a coordenadora.

No dia 27 de abril, mulheres e crianças do Serviço de Convivência vão visitar o IFAL. Na oportunidade, eles vão discutir sobre as ações violentas que acontecem no dia a dia da comunidade. As visitas vão prosseguir nos dia 13 de maio e 10 de junho, quando estes grupos vão participar de atividades na instituição.  

Quem quiser participar dessas e de outras atividades pode procurar o Cras Selma Bandeira, que fica localizado no bairro Benedito Bentes, no Conjunto Selma Bandeira, S/N. Para mais informações é só ligar para o (82) 3312-5958.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h