Grupo de idosos celebram chegada da primavera com muita música e diversão

Atividade contou com a apresentação da banda musical do Programa Ronda no Bairro

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 22/09/2022 às 12:44
Grupo de idosos celebram chegada da primavera com muita música e diversão
Grupo participa de encontros semanais na sede do Cras Área Lagunar, no Prado. Foto: Cras Área Lagunar

As árvores floresceram e a primavera chegou para o grupo de idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar. Em comemoração à nova estação do ano, os participantes da melhor idade tiveram uma tarde animada, na quarta-feira (21), com direito à show da banda de música do Programa Ronda no Bairro.  

Foram cerca de 40 idosos que não perderam a chance de se divertir em uma das atividades do Serviço de Convivência no Clube Fênix, no Centro de Maceió. Contudo, segundo a pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, o encontro vai além das festividades e foca em fortalecer os laços sociais.  

Atividade contou com a apresentação da banda musical do Programa Ronda no Bairro. Foto: Cras Área Lagunar
Atividade contou com a apresentação da banda musical do Programa Ronda no Bairro. Foto: Cras Área Lagunar

“O evento foi mais que festivo, engradecendo o fortalecimento dos laços sociais e afetivos, enaltecendo o protagonismo da pessoa idosa, resgatando e elevando a autoestima de forma prazerosa assim, mostrando o quanto são importantes para a sociedade. Uma verdadeira festa, onde a alegria e felicidade estavam presentes nos sorrisos de todas participantes”, contou a pedagoga.  

Toda semana, o grupo se reúne na sede do Cras Área Lagunar, que fica no Prado, ou nos lugares de suas atividades e passeios. Este espaço, além de proporcionar atividades de fomentação social, também aproxima as pessoas e fortalece vínculos com a sociedade. 

Foi lá também onde a aposentada Ivonilde dos Santos, 66 anos, encontrou uma nova família.  

Idosos cantaram e dançaram bastante na festa da primavera. Foto: Cras Área Lagunar
Idosos cantaram e dançaram bastante na festa da primavera. Foto: Cras Área Lagunar

“Foi no Cras Área Lagunar que encontrei uma nova família, eles nunca nos deixaram sozinhas, até durante a pandemia estavam conosco. Então, esse dia de diversão foi muito gratificante para mim. Eu estava afastada das atividades por problemas de saúde, mas voltei e curti muito, como dizem os mais jovens. Fui muito bem recebida na volta e estava com tantas saudades disso. Não lembro a última vez que brinquei tanto”, contou. 

Este sentimento de pertencimento não é exclusivo de Dona Ivonilde. Outra participante, Liege Leite, 68 anos, destacou que a equipe do Cras é uma as melhores companhias que ela tem e fica ansiosa para retornar ao equipamento toda semana.  

Evento comemorou a chegada da primavera. Foto: Cras Área Lagunar
Evento comemorou a chegada da primavera. Foto: Cras Área Lagunar

“A tarde foi maravilhosa, acho que nunca dancei e cantei tanto na minha vida. A equipe do Cras está de parabéns, assim como a banda musical que estava bastante animada. Fico muito feliz em compartilhar esse momento na companhia das colegas e pretendo continuar fazendo parte desse grupo e já fico ansiosa para as próximas atividades”, comentou.  

Para além das atribuições sociais, encontros como esses são importantes para a saúde física dos idosos, que dançam e se movimentam conforme suas limitações. É o que explicou a professora de educação física do Cras Área Lagunar, Jeane Modesto. 

“Essas atividades físicas proporcionam à pessoa idosa benefícios emocionais e físicos no qual já conhecemos como o combate ao estresse e aos sintomas depressivos, melhoria da mobilidade, do equilíbrio, aumento do ganho da força muscular e da resistência cardiorrespiratória e tantos outros. Sendo assim, um meio bastante importante para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, ressaltou.

Para saber mais sobre essa e outras atividades do Cras Área Lagunar é só procurar o equipamento na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro Prado ou a população pode ligar para o (82) 3312-5945, das 7h às 16h.   

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h