Grupo de idosas capoeristas participarão de cerimônia de troca de cordas

Atividade vai acontecer no Lar São Domingos, no bairro da Mangabeiras

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 02/08/2022 às 09:31
Grupo de idosas capoeristas participarão de cerimônia de troca de cordas
O grupo conta com cerca de 30 mulheres da melhor idade. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Nesta quarta-feira (03) o grupo de Capoeiristas Formosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Pitanguinha, vai passar pela tradicional cerimônia de troca de cordas. O evento acontecerá na sede do Lar São Domingos, no bairro da Mangabeiras, às 9h. 

Esta é uma graduação que os alunos recebem dos mestres e é traçada pelo desempenho, disciplina e aplicação nas aulas. O grupo conta com cerca de 30 mulheres da melhor idade, elas se reúnem duas vezes na semana no espaço do Cras Pitanguinha. 

Ivanildo Antônio da Silva Santos, conhecido como mestre Besourão, está à frente do grupo desde sua fundação. É ele quem passa os ensinamentos da capoeira, cultura afro e transforma o esporte em ferramenta de inclusão e pedagógica para as mulheres do projeto.  

Mestre Besourão está a frente do grupo desde sua fundação. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Mestre Besourão está a frente do grupo desde sua fundação. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Trabalhamos aqui uma construção de identidade cultural, melhoria de autoestima, contra o sedentarismo, levando essas mulheres ao protagonismo e promovendo a ressocialização delas, essa é a maior contribuição da capoeira, como instrumento social e pedagógico”, declarou mestre Besourão. 

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h