Famílias do Programa Primeira Infância Cidadã são atendidas durante pandemia

Redação 22/03/2021 às 16:10
Famílias do Programa Primeira Infância Cidadã são atendidas durante pandemia

Nesse período de pandemia da Covid-19, o Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC)/Criança Feliz, da Secretaria de Assistência Social (Semas), teve que se adaptar para continuar atendendo às 1.215 famílias assistidas em Maceió.

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilita o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

De acordo com a coordenadora do PPIC, Wellida Santos, o acompanhamento remoto às famílias é uma estratégia de atendimento nesse período de pandemia, orientada pelo Ministério da Cidadania. Dessa forma, as famílias não ficam desassistidas. “Em março de 2020, as visitas domiciliares foram suspensas. Desde abril do ano passado, os visitadores vêm se reinventando e realizando o acompanhamento das famílias através de grupos de WhatsApp, de contatos telefônicos e de redes sociais”, explicou.

Visitadores criam vídeos lúdicos para as famílias assistidas pelo programa.

As atividades são desenvolvidas pelos cuidadores com as crianças, considerando sempre a faixa etária, a existência de alguma deficiência e o grau de dificuldade da criança. As atividades pedagógicas devem ser realizadas pelas gestantes e pelos cuidadores junto às crianças, através de vídeos lúdicos.

Segundo a supervisora do PPIC do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, Alina Rocha, as ferramentas digitais se tornaram parceiras dos visitadores. “Eles criam as atividades, filmam com o celular e enviam via WhatsApp para que os pais ou responsáveis apliquem com as crianças. Os vídeos têm o objetivo de ajudar no processo de desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos familiares. Os visitadores também orientam sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus”, explicou.

Criança realizando atividade lúdica ensinada nos vídeos

Programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O público alvo são crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção que residem nos bairros do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h