Exemplo de vida se torna inspiração em curso de costura industrial

Parceria da Prefeitura com Senai gera histórias de superação e abre as portas do mercado de trabalho

Cadu Epifânio / Secom Maceió 28/05/2022 às 10:11
Exemplo de vida se torna inspiração em curso de costura industrial
Gisely Silver tem história de superação e se dedica para formação profissional para conquistar vaga no mercado de trabalho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

“Todos temos que correr atrás de nossos sonhos e fazer por onde realizá-los”. A frase é de Gisely Silver, aluna do curso de costureiro industrial ofertado por meio de parceria da Prefeitura de Maceió com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ela é uma entre os demais 19 alunos que sonham em fazer da arte do corte e costura seu ganha-pão.

A história de Gisely serve de espelho para muitos que pensam em desistir diante dos obstáculos impostos pela vida. Ela acorda cedo diariamente e cata sururu, no Vergel do Lago. Deixa o cansaço de lado, para viver seu sonho que não tem nada de ficção. Venceu um duplo luto familiar – Gisely perdeu seu companheiro e seu irmão recentemente – e hoje mora com a tia, de onde tira forças para alcançar seu ideal de vida.

“Vou para o curso sempre. Me dedico, me esforço e sei que aos poucos vou conseguir comprar minha máquina de costura industrial; e finalmente, viver de minha arte”, conta Gisely, radiante com seu sorriso destacando seu olhar brilhando já vendo seu sonho real.

A certeza e fé na concretização do que tanto deseja se dá pelo conhecimento que ela vem adquirindo no curso. Gisely confidenciou que tem uma pequena máquina de costura que atualmente faz apenas abanhados, lençóis, os chamados ‘cortes retos’. Os mais simples, baratos e pouco procurados.

“Aprendi a fazer bermuda, shorts, camisetas, diversas peças de roupa. Com fé, vou abrir meu ateliê para ‘arrasar’ e viver de minha renda”, comemora a sonhadora aluna.

Gisely Silver concentrada nas aulas do curso de costureiro industrial que faz parte da parceria entre Prefeitura de Maceió e Senai. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Gisely Silver concentrada nas aulas do curso de costureiro industrial que faz parte da parceria entre Prefeitura de Maceió e Senai. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Todos os participantes dos cursos são usuários do Cadastro Único e mulheres do Programa Emprega Mulher e almejam este espaço no mercado de trabalho. As aulas ocorrem na unidade do Senai, localizada no bairro do Poço, nos horários da manhã e da tarde. Os alunos que estão participando da qualificação profissional foram selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, conhece a realidade de pessoas como Gisely que lutam para ver seu projeto de vida realizado através do seu próprio esforço.

“Obrigado por acreditarem nesse sonho. Queremos vê-los no mercado de trabalho sendo potenciais empreendedores, colaboradores, para que possam crescer e gerar renda para as suas famílias e até para outras pessoas”, disse Carlos Jorge.

Cursos profissionalizantes -

As novas turmas dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram iniciadas no dia 30 de março. Estão participando usuários do Cadastro Único, do programa Nova Chance e do Emprega Mulher.

Foram ofertadas no total 90 vagas para os cursos de eletricista instalador predial baixa tensão, mecânico de e costureiro industrial do vestuário. Em 2021, a Semas capacitou mais de 200 pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único e no programa Nova Chance. Foram ofertados cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro, encanador, instalador, gesseiro e auxiliar administrativo.

Para participar desses cursos, os usuários devem ser inscritos no Cadastro Único de Maceió e ter renda per capta familiar de até R$210. Além do material didático, os alunos recebem auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso, com oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h