Creas Jatiúca realiza palestra sobre violência contra mulher para crianças de escola municipal

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos participaram da ação

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 31/03/2022 às 12:10
Creas Jatiúca realiza palestra sobre violência contra mulher para crianças de escola municipal
Ação foi alusiva ao Mês da Mulher (Foto: Creas Jatiuca)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, (Creas) Jatiúca, realizou uma palestra sobre violência contra a mulher para crianças e adolescentes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Jatiúca. A ação é alusiva ao Mês da Mulher e fruto de uma parceria intersetorial entre o equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço Social da unidade de ensino.

A atividade foi dividida entre as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. As crianças assistiram a uma apresentação de fantoches, conduzida pelos educadores sociais, Alison Rocha e Josimary Sabino, com o tema 'Bia e Zé dando um basta à violência contra a Mulher'.

Já para os alunos do 4º e 5º ano, a advogada Joanne Lamenha, falou sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha, além dos canais de denúncia para combater a violência contra a mulher.

Fantoches foram usados para informar aos estudantes sobre os tipos de violência contra a mulher (Foto: Creas Jatiúca)
Fantoches foram usados para informar aos estudantes sobre os tipos de violência contra a mulher (Foto: Creas Jatiúca)

A coordenadora do Creas Jatiúca, Maricélia Santana, destacou os objetivos da atividade voltada para os alunos. “O objetivo dessa ação foi informar às crianças e adolescentes sobre o que é violência, formas de violência e que existe canais de denúncias e serviços criados para assistir mulheres vítimas de violência. E foi importante que a advogada do Creas explicou pontos como a conquista na defesa dos direitos das mulheres brasileiras e a proteção e benefícios que a Lei Maria da Penha trouxe", disse a coordenadora.

A escola municipal tem um projeto chamado 'Basta de Violência Contra a Mulher'. Para a diretora da Escola Sagrado Coração de Jesus, as orientações são importantes para auxiliar as crianças a identificar situações de violência no meio em que vivem.

Crianças e adolescentes foram orientadas a denunciar violência contra a mulher (Foto: Creas Jatiúca)
Crianças e adolescentes foram orientadas a denunciar violência contra a mulher (Foto: Creas Jatiúca)

“A atividade foi maravilhosa, deu para notar que as crianças prestaram atenção e interagiram com as ações. Esse tipo de movimento entre órgãos da Prefeitura é de suma importância pois esses jovens acabam presenciando situações de violência nos lugares onde vivem e é preciso que eles saibam identificar esse tipo de agressão”, destacou a diretora.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, (CREAS) Jatiúca, fica localizado na Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, quadra 10, na Jatiúca. Para mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (82) 3312-5963.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h