Cras Pitanguinha realiza atividade com grupo de capoeiristas em alusão ao Outubro Rosa

Redação 21/10/2021 às 10:45
Cras Pitanguinha realiza atividade com grupo de capoeiristas em alusão ao Outubro Rosa

Focados na promoção e valorização de pessoas longevas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha, promoveu na manhã desta quinta-feira (21), ação com o grupo de idosas que praticam capoeira. O evento fez parte da programação voltada ao combate contra o câncer de mama, realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) junto à unidade socioassistencial.

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a unidade socioassistencial promoveu ao longo do mês palestras educativas de conscientização sobre o câncer de mama. A coordenadora do Cras Pitanguinha, Gal Souza, reforçou a importância do alto cuidado com a saúde, além de orientar as usuárias em casos de detecção da doença.

“Sabemos da gravidade da doença e pensando nisso conversamos diretamente com nossas usuárias sobre a importância de diagnosticar a doença na fase inicial. Alertamos sobre o autocuidado e através do diálogo aberto oferecemos encaminhamentos para que o nosso grupo pudesse fazer a mamografia”, explicou Gal.

Mediada pelo Mestre Besourão, a atividade, intitulada de “Gingando contra o câncer de mama” foi direcionada para 32 capoeiristas assistidas pelo Cras Pitanguinha. Respeitando os protocolos sanitários, devido à pandemia, as aulas estão acontecendo às terças e quintas-feiras com o número reduzido de praticantes. Para o professor, a metodologia aplicada nos encontros aumenta a interação e dinâmica do grupo de idosas.

“Durante nossas atividades as usuárias aprendem e exercitam a parte teórica e prática da capoeira. Contemplando nosso cronograma de atividades externas, no mês de novembro, mês este em que se comemora o Dia da Consciência Negra, nossas alunas estão treinado para a nossa terceira ida ao Quilombo do Palmares, na Serra da barriga”, pontuou o mestre.

Participando do grupo de capoeira há dois anos, Severina Lopes, de 66, ponderou sobra a importância física e mental das atividades organizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social. Segundo ela, os encontros fortalecem os elos sociais das usuárias. “Além de estar com as minhas amigas, me sinto bem em participar das aulas de capoeira e não falto um dia sequer. É muito bom fazer parte dessas atividades do Cras, pois nos valorizam como cidadãs”, comentou Dona Severina.

Mailson Franklin / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h