Cras Pitanguinha adapta atividades para grupo de idosas na pandemia

Redação 03/06/2021 às 10:00
Cras Pitanguinha adapta atividades para grupo de  idosas na pandemia

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha criou um projeto, com atividades dirigidas, para que as idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) não fiquem ociosas durante a pandemia. Os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tiveram que se adaptar para continuar atendendo os usuários neste período.

Os educadores sociais da unidade fazem visitas agendadas na casa das idosas, entregam apostilas com atividades complementares e fazem exercícios físicos com elas, respeitando as regras de distanciamento social. O projeto também inclui lives com temas variados e desafios semanais com premiação para as mulheres do grupo.

Atividades acontecem na casa das idosas, respeitando as regras distanciamento (Fotos: Ascom Semas)

Segundo o educador físico do Cras Pitanguinha, Ivanildo Antônio, o objetivo desse projeto é diminuir a carga de ansiedade e estresse durante o isolamento, promovendo momentos de protagonismo, autonomia e humanização para as idosas.

“Durante os encontros, entregamos para as nossas idosas uma apostila de atividades para durar até a próxima visita. Também realizamos atividades funcionais, de acordo com o espaço disponível na casa de cada usuária, sempre respeitando as limitações de cada uma”, explicou.

Outra ação do projeto é o TV Emoções – Momento de Esperança, onde as idosas podem expressar seus sentimentos, levando uma palavra de esperança para a comunidade e para suas colegas de grupo. Os vídeos são divulgados nos grupos de WhatsApp do Cras.

A dona de casa Rosinete Januário, de 61 anos, está participando do projeto. “Estou gostando muito de receber as apostilas. É bom que a gente se distrai fazendo as atividades em casa. Também já gravei meu vídeo no TV Emoções e o meu pedido é para que a gente volte a se reunir no Cras o mais rápido possível. Faz muita falta”, declarou dona Rosinete.

O Cras Pitanguinha continua atendendo a comunidade da região por agendamento, em virtude da pandemia. A unidade funciona na Rua Cônego Tobias, s/n, das 8h às 13h. Para agendar o atendimento, a população pode ligar para o (82) 3312-5955.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h