Cras Dom Adelmo Machado promove palestra para Bombeiros Mirins

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi o tema da palestra

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 18/05/2022 às 18:20
Cras Dom Adelmo Machado promove palestra para Bombeiros Mirins
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi o tema da palestra. Foto: Ascom/CBM AL

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (18), foi o tema da palestra realizada para o grupo de Bombeiros Mirins, no auditório do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas (CBM-AL), no bairro Trapiche.

Cerca de 20 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Dom Adelmo Machado, que participam do projeto social da Corporação Militar estiveram presentes na ação.

A assistente social, Claudia Vasconcelos, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), fez exposição de vídeos e curtas metragens referente ao tema e destacou a importância desse tipo de atividade.

Cerca de 20 jovens do Serviço de Convivência estiveram presentes na ação. Foto: Cras Dom Adelmo Machado
Cerca de 20 jovens do Serviço de Convivência estiveram presentes na ação. Foto: Cras Dom Adelmo Machado

“Essa palestra foi realizada com intuito de trazer informações para esses jovens de como, por meio da prevenção, eles podem proceder caso sejam vítimas, ou que denunciem, caso saibam de algum caso próximo a eles. Por isso, eles precisam entender o papel da denúncia desde cedo”, ressaltou a assistente social.

A parceria entre o equipamento social e o projeto se iniciou no ano de 2017 e vem trazendo benefícios para as crianças e adolescentes que participam como explicou a assistente social Djane Pacheco, coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado.

"No decorrer de todo esse tempo de trabalho conjunto, temos depoimentos de mães que chegam ao Cras para agradecer a oportunidade concedida ao filho de uma perspectiva de futuro e a de vislumbrar oportunidade de uma profissão. De incentivo aos estudos e de se conduzir melhor em casa e na comunidade. São depoimentos que nos fazem entender a importância desse projeto, na vida dos alunos, na família e na comunidade, como um todo", falou a coordenadora.

Projeto conta com 170 crianças e adolescentes em todo o estado. Foto: Cras Dom Adelmo Machado
Projeto conta com 170 crianças e adolescentes em todo o estado. Foto: Cras Dom Adelmo Machado

No Estado de Alagoas cerca 170 crianças e adolescentes, de 12 a 16 anos, participam de projeto social. Lá, os jovens realizam atividades operacionais dos bombeiros, praticam esportes, participam de palestras e oficinas sobre diversos temas. O Sargento CBM/AL Vitor, responsável pelo projeto, destaca o objetivo dessas ações com o grupo.

"Essas atividades, além de trazer uma melhoria no desenvolvimento físico e mental, também os beneficiam na questão social e pessoal. Constrói a formação de um cidadão melhor, fortalece a autoestima e traz para eles, o sentimento de pertencimento. Além disso, é de grande auxílio para a formação profissional, já que eles recebem o certificado de formação de bombeiro mirim. Isso tudo ajuda no crescimento deles, que é o objetivo do projeto", explicou o Sargento.

Na unidade do Trapiche da Barra, 40 jovens participam das atividades de Bombeiro Mirim. Foto: Cras Dom Adelmo Machado
Na unidade do Trapiche da Barra, 40 jovens participam das atividades de Bombeiro Mirim. Foto: Cras Dom Adelmo Machado

Inscrições para Bombeiro Mirim

As inscrições podem ser feitas no Cras Dom Adelmo Machado, que fica na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. Eles ficam responsáveis pela coleta de dados, documentos, e verificação se os candidatos cumprem os requisitos para participação.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h