Cras Cidade Sorriso realiza ações alusivas à Campanha Maio Laranja

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente foi pauta das ações

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 19/05/2022 às 12:37
Cras Cidade Sorriso realiza ações alusivas à Campanha Maio Laranja
Usuários e profissionais do Cras participaram da ação. Foto: Cras Cidade Sorriso

Os equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão realizando diversas atividades alusivas à Campanha Maio Laranja - mês de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, no bairro Benedito Bentes, recebeu nesta quinta-feira (19), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes, em conjunto com o Serviço de Abordagem Social (Seas), que participaram da atividade educativa de combate a este tipo de violência contra crianças e adolescentes.

A coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, destacou os momentos ricos em informações e trabalho conjunto com a comunidade.

Equipes do Creas Benedito Bentes  e do Serviço de Abordagem Social participaram da roda de conversa. Foto: Cras Cidade Sorriso
Equipes do Creas Benedito Bentes e do Serviço de Abordagem Social participaram da roda de conversa. Foto: Cras Cidade Sorriso

Já na quarta (18), o equipamento social foi palco de uma roda de conversa que contou com relatos de experiências e socialização de informações sobre a atuação dos órgãos de defesa e garantias de direitos de crianças e adolescentes.

"No dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tivemos a oportunidade de ter esse bate papo sobre a importância do Maio Laranja, o qual trouxe informações sobre a origem dessa importante data diante do caso da Aracelly, como também foi realizado um resgate sobre o que foi o código de menores e o momento de conquista de direitos através da Constituição Federal do Brasil e do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Assim, foi um momento rico de prevenção de situações de risco através da socialização de informações sobre garantia de direitos", afirmou a coordenadora.

Cacá Martins, conselheiro Estadual da Criança e do Adolescente esteve presente repassando informações importantes. Foto: Cras Cidade Sorriso
Cacá Martins, conselheiro Estadual da Criança e do Adolescente esteve presente repassando informações importantes. Foto: Cras Cidade Sorriso

O conselheiro estadual da Criança e do Adolescente, Cacá Martins, esteve presente durante os momentos de conversa e troca de informações. Ele ressaltou que o contato com a comunidade e o diálogo pode fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente.

"Não poderia deixar de participar dessa ação do Cras Cidade Sorriso. Lá, pude trazer a história do Estatuto da Criança e do Adolescente a tona e conversar sobre o dia 18 de Maio e da Campanha Maio Laranja. Essa integração, contato e diálogo com a comunidade, ajuda na prevenção e no fortalecimento das políticas de proteção infantojuvenil. E este é o nosso papel, munir a sociedade de informações e conscientizá-las", declarou o conselheiro.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h