Cras Cidade Sorriso leva campanha Maio Laranja à feira do Benedito Bentes

Atividade encerrou ações alusivas da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 30/05/2022 às 10:05
Cras Cidade Sorriso leva campanha Maio Laranja à feira do Benedito Bentes
Cras Cidade Sorriso promoveu ação preventiva na feira livre do Benedito Bentes. Foto: Cras Cidade Sorriso

Concluindo as ações do mês que marca a Campanha Maio Laranja, que reitera a importância do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Cidade Sorriso, promoveu uma ação preventiva na feira livre do bairro Benedito Bentes, na última sexta-feira (27).

A atividade contou com panfletagem e socialização de informações com os feirantes e a população presente no local. A coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, afirmou que a campanha foi um sucesso.

Coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, participou da ação na feira livre do Benedito Bentes. Foto: Cras Cidade Sorriso
Coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, participou da ação na feira livre do Benedito Bentes. Foto: Cras Cidade Sorriso

"Não poderíamos deixar de finalizar nossa Campanha unindo forças com os demais órgãos de defesa de direitos das crianças e adolescentes e toda a comunidade do bairro Benedito Bentes. Foram distribuídos panfletos com divulgação dos principais canais de denúncia e informações sobre o Cras, Creas e conselhos de direitos. Ao meu ver, a ação foi um verdadeiro sucesso, em especial, devido a articulação e fortalecimento da Rede Socioassistencial e Intersetorial em defesa e garantia dos direitos dos nossos pequenos" destacou a coordenadora.

A ação contou com a presença da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes, em conjunto com o Serviço de Abordagem Social, Conselho Tutelar, Conselho Estadual da Criança e Adolescente, e o Núcleo de Saúde da Família (NASF).

Rede intersetorial participou da atividade. Foto: Cras Cidade Sorriso
Rede intersetorial participou da atividade. Foto: Cras Cidade Sorriso

"Essa integração, contato e diálogo com a comunidade, ajuda na prevenção e no fortalecimento das políticas de proteção infantojuvenil. E este é o nosso papel, munir a sociedade de informações e conscientizá-las" ressaltou o conselheiro estadual da Criança e do Adolescente, Cacá Martins.

Denuncie o abuso e a exploração infanto-juvenil

Exploração sexual infantojuvenil é crime, com pena de até 14 anos de prisão para o aliciador. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada hora, três crianças são abusadas sexualmente no Brasil.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) informa que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para encaminhamento de denúncias de casos:

DISQUE 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente

A delegacia funciona das 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O  telefone de contato é o  (82) 3315-9941 ou ainda pelo e-mail decccac@pc.al.gov.br.

Conselhos Tutelares

Telefone

Endereços

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h