Cras Área Lagunar promove palestra sobre importância da respiração para grupo de idosos

Participantes aprenderam técnicas de respiração para aplicar no dia a dia

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 19/04/2022 às 15:30
Cras Área Lagunar promove palestra sobre importância da respiração para grupo de idosos
Grupo de Idosos participaram da palestra no Cras Área Lagunar, no bairro Prado. Foto: Cras Área Lagunar

Promovendo inclusão e melhoria de vida para o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS) Área Lagunar, realizou, na última semana, uma palestra falando sobre a importância da respiração para o controle das emoções.

Cerca de 20 idosos participaram da atividade que contou também com exercícios de coordenação e controle da respiração. A psicóloga, Valéria Laranjeira, tem parceria com o equipamento social e realiza palestras mensais no local. Ela ressaltou a importância desse tipo serviço para o público idoso, além de destacar a melhoria no bem-estar do grupo.

“Nós sabemos que através da respiração podemos perceber nossas emoções e com o grupo de idosos foi assim. Mostrei para eles como nós mudamos ao estarmos nervosos ou estressados e como podemos melhorar isso com técnicas de respiração, melhorando o dia a dia deles. É muito importante que eles possam levar esses ensinamentos para a vida”, explicou.

Participantes praticaram exercícios de controle e coordenação de respiração. Foto: Cras Área Lagunar
Participantes praticaram exercícios de controle e coordenação de respiração. Foto: Cras Área Lagunar

A dona de casa, Salomé Mota, tem 72 anos e participa das atividades do equipamento social há cinco anos. Ela conta que a palestra foi maravilhosa e que pode aprender técnicas que poderão ajudá-la no dia a dia.

Salomé Mota praticou atividades de respiração. Foto: Cras Área Lagunar
Salomé Mota praticou atividades de respiração. Foto: Cras Área Lagunar

“A palestra foi maravilhosa e eu gosto de participar das atividades do Cras, que envolvem aprender coisas que vão melhorar meu dia a dia. Dessa vez foi sobre o controle da respiração e como ela pode nos ajudar, já que eu mesma fico estressada fazendo as coisas de casa. Agora, com esse aprendizado não ficarei mais”, pontuou.

Quem quiser participar dessas e de outras ações pode procurar o Cras Área Lagunar, que fica na Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado. Mais informações é só ligar para o número (82) 3312-5945.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h