Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos

População pode e deve denunciar casos de violação do direito da criança e do adolescente

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 08/07/2022 às 13:43
Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos
Conselho Tutelar de Maceió se faz presente nos espaços abertos para receber as famílias afetadas pela cheia da Lagoa Mundaú

Com objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, neste momento de calamidade pública, o Conselho Tutelar de Maceió se faz presente nos espaços abertos para receber as famílias afetadas pela cheia da Lagoa Mundaú.  

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) informa que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para encaminhamento de denúncias de crimes contra as crianças, nesse período. O conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, destaca o trabalho que vem sendo realizado nos abrigos de Maceió. 

Conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói. Foto: arquivo pessoal
Conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói. Foto: arquivo pessoal

“É um momento difícil para as famílias da orla lagunar. Nós tentamos garantir de toda forma o direito das crianças e adolescentes, assim podemos também requisitar os serviços públicos para essas pessoas. Com a emissão de segunda via dos documentos perdidos, acompanhamento e encaminhamento junto a toda a rede de assistência social. É importante também que a população denuncie sempre casos de violação ao direito da criança e do adolescente”, ressaltou.

O Conselho Tutelar da Região II funciona na Rua Marquês de Pombal, nº 32, no bairro Vergel do Lago, das 8h às 14h, atendendo a população dos bairros Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra.

Em caso de desaparecimento da criança, os pais ou responsáveis podem também procurar o conselho tutelar para solicitação do apoio da rede de proteção e para que seja dado o atendimento prioritário ao caso. São dez as regiões que concentram o trabalho dos Conselhos Tutelares e abrangem todos os bairros de Maceió.  

DISQUE 100 

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. 

Telefone úteis 

Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente (DCCCA) 

A delegacia funciona de 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O  telefone de contato é o  3315-9941 ou ainda pelo e-mail decccac@pc.al.gov.br

Conselhos Tutelares 

Telefone 

Endereços 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h