Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa empossa novos integrantes

Novos conselheiros vão atuar no biênio 2023/2025

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 27/02/2023 às 13:23
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa empossa novos integrantes
Foram empossados 18 conselheiros e respectivos suplentes. Foto: Alan César/Secom Maceió

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) empossou os novos conselheiros, nesta segunda-feira (27). Os novos integrantes vão atuar no biênio 2023/2025, garantindo e fiscalizando o cumprimento da política de defesa dos direitos dos idosos em Maceió.

Foram empossados 18 conselheiros e seus respectivos suplentes, sendo oito representantes da área governamental das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Economia (Semec), de Educação (Semed), de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), de Governo(SMG), de Saúde (SMS), de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Os outros oito membros são  representantes das organizações não governamentais, sendo da Associação Alagoana de Ciclismo (AAC); Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto; Centro de Apoio à Mulher e Idoso de Alagoas (CEAMI); Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (FEPESTALOZZI); Pastoral da Pessoa Idosa (PPI); Serviço Social do Comércio - Regional Alagoas (SESC/AL); Sindicato dos Psicólogos de Alagoas (SINDPSI/AL) e Sociedade Unida do Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis II (SUDCOBAP).

Antes da posse, o conselheiro e presidente do CMPDI na gestão 2021-2023, Marceliano Teixeira, destacou a função do conselho e dos conselheiros. “O Conselho do Idoso tem o importante papel de garantir os direitos da pessoa idosa. Recebemos as denúncias e encaminhamos aos órgãos competentes para que as medidas necessárias sejam tomadas. Os conselheiros também têm a importante função de fiscalizar as instituições que atendem aos idosos no Município”, explicou.

Além de zelar pela qualidade de vida e segurança dos idosos da capital, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem a função de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa (ILPS), que recebem  recursos orçamentários e financeiros do Município.

 O representante da área governamental, Fábio Rogério, ressaltou a  importância da atuação dos conselheiros. “É um desafio muito especial.  É a primeira vez que sou conselheiro, e pra mim é uma honra. Estarei disponível para que junto com  o colegiado, representantes do governo e da sociedade civil, façamos um trabalho de fiscalização, monitoramento e acompanhamento das instituições para fortalecer os direitos da pessoa idosa em Maceió”, pontuou.

Após a posse, os novos membros elegeram como a nova  presidente do CMDPI, Sheila Maria  Mendes da Silva Santana, representante da Federação das Pestalozzi, e o vice-presidente, Valdo da França Pinto, representante da  Semec.

CMDPI

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa fica localizado na Av. Juca Sampaio, no Shopping Miramar, nº 2247, salas 12, 13 e 14, no bairro Barro Duro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

A população também pode ligar para o número: (82) 3312-5934 ou pelo WhatsApp através do (82) 98752-6289.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h