Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió elege instituições da sociedade civil

Sete delas foram escolhidas através de voto direto e uma permanece na suplência, durante o biênio 2022-2024

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 03/05/2022 às 13:31
Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió elege instituições da sociedade civil
Instituições atuarão no biênio 2022-2024. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Nesta terça-feira (3), o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió realizou a eleição das organizações da sociedade civil que irão compor o órgão. Sete delas foram escolhidas através de voto direto e uma permanece na suplência, durante o biênio de 2022 q 2024. A eleição aconteceu na Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no Centro de Maceió.

Inscreveram-se as organizações da sociedade civil que executaram, em suas ações, a defesa dos direitos e cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Transgêneros e demais diversidades de gênero e sexual especificada na sigla LGBTIAP+, em qualquer segmento de atuação de garantia e proteção dos direitos de cidadania, comprovadamente sem fins lucrativos e que desenvolvem suas atividades em Maceió.

Veja quais são as Organizações da Sociedade Civil que formarão o Conselho Municipal

ArtGay (Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e homens trans em Alagoas)

Associação LGBT Arco Íris

Associação Mães da Resistência

Vida (Centro de Cidadania e Direitos Humanos)

Rede Gay do Brasil

CODEBENTES (Conselho Comunitário de Desenvolvimento Social do Bairro Benedito Bentes)

Rede Trans do Brasil

Comissão eleitoral. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Comissão eleitoral. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral e coordenador de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rafael Gomes, houve uma renovação de cerca de 70% das entidades participantes do Conselho Municipal.

A Rede Gay do Brasil trabalha com a garantia dos direitos e proteção do público gay desde 2018, em Maceió, e foi eleita para a integrar o Conselho. O representante da entidade, Dino Alves, falou sobre o momento democrático e a importância da participação ativa, junto à gestão pública.

Representante da Rede Gay do Brasil, Dino Alves, participou da eleições do Conselho Municipal. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Representante da Rede Gay do Brasil, Dino Alves, participou da eleições do Conselho Municipal. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

"Essa eleição é fundamental para que a sociedade civil tenha participação nas políticas públicas e os segmentos sejam representados. A população LGBTQIA+, precisa ter esses espaços para apresentar propostas e colaborar com a gestão pública, por isso é importante a participação", explicou Dino Alves.

Para o coordenador geral da Art Gay em Alagoas, Gygy Lima, o objetivo da organização será fazer valer as leis e os direitos do público LGBTQIA+, durante este, que será o primeiro biênio de atuação da entidade no Conselho Municipal.

Coordenador geral da Art Gay em Alagoas, Gygy Lima. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Coordenador geral da Art Gay em Alagoas, Gygy Lima. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

"É muito significante a nossa participação aqui. É a primeira vez que a ARTGAY de Alagoas compõe o Conselho e para o movimento é importante para que possamos agir e cobrar do governo municipal os nossos direitos. E além de fazer valer as leis em Maceió, em harmonia com as organizações que participam do Conselho, esse trabalho integrado leva direitos a todos", destacou Gygy.

Conselho

O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT tem por finalidade a formulação e a construção de diretrizes e políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para a defesa dos direitos deste segmento da população maceioense.

A entidade também fiscaliza e cobra o cumprimento da legislação que assegura os direitos de cidadania LGBT.

A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 18 de maio de 2022, às 9h, no Museu da Imagem e do Som (MISA) no Jaraguá.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h