Conselho da Pessoa com Deficiência se reúne com secretário de Assistência Social e obtém avanços

Deborah Freire/Ascom Semas 23/08/2022 às 17:34
Conselho da Pessoa com Deficiência se reúne com secretário de Assistência Social e obtém avanços
Secretário recebeu conselheiros para tratar de demandas da população com deficiência. Foto: Ascom Semas

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maceió se reuniu nesta terça-feira (23) com o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, para tratar de demandas da população com deficiência. No encontro, o grupo já saiu com avanços e novidades. 

Entre os pontos apresentados pelos conselheiros, eles solicitaram maior qualificação dos motoristas de ônibus para atender ao público que utiliza cadeira de rodas e precisa do elevador, placas informativas sobre a prioridade do autista, acessibilidade nos serviços públicos e privados, assessoramento jurídico, o uso mais constante de impressoras em braille já existentes no Município e a criação de um Fundo Municipal que garanta recursos ao Conselho.

Encontro promove avanços para pessoas com deficiência. Foto: Ascom Semas
Encontro promove avanços para pessoas com deficiência. Foto: Ascom Semas

O secretário deu encaminhamento a várias das demandas, já durante a reunião. Ele informou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito já notificou empresas de ônibus para que seja respeitado o direito da pessoa com deficiência nos pontos de embarque e desembarque. 

O assessoramento jurídico do Conselho da Pessoa com Deficiência e dos demais será garantido por um dos advogados que serão contratados por meio do Processo de Seleção Simplificada da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A Secretaria Municipal de Educação irá fazer o levantamento das impressoras em braille existentes para que todas estejam em pleno funcionamento e garantindo a inclusão dos alunos cegos. 

E o Fundo Municipal, que depende de dois projetos, já em tramitação no Município, recebeu celeridade após solicitação direta do secretário. 

"Os conselheiros trouxeram demandas urgentes, que poderiam e foram encaminhadas para que o Município garanta, o quanto antes, a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência. O encontro foi muito produtivo e, a partir de agora, teremos reuniões periódicas para discutir as necessidades dessas pessoas e promover uma Maceió inclusiva, como nunca foi visto antes", declarou Claydson Moura. 

O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, comemorou os avanços obtidos e disse que saiu otimista do encontro.

"Saímos todos muito felizes com essa reunião, porque iremos avançar e muito em relação à acessibilidade no nosso Município. Só temos a agradecer ao secretário por nos atender e abraçar a causa da pessoa com deficiência, por entender que todos fazem parte de uma inclusão social, e a Prefeitura tem fomentado essa inclusão social", destacou.

Ana Cláudia da Silva Tiburtino Lima, integrante do Conselho e pessoa com deficiência, se disse esperançosa com as ações municipais que estão por vir.

"Saí mais otimista, acreditando em um trabalho mais firme, com um olhar mais direcionado à pessoa com deficiência. Acredito que agora, as ações vão sair do papel para serem realizadas".

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h