CNH Social inicia novas turmas com aprovados para obter habilitação gratuita

Em agosto, serão lançadas novas vagas para interessados em obter a carteira de motorista

Ascom Semas e Secom Maceió 12/07/2022 às 10:17
CNH Social inicia novas turmas com aprovados para obter habilitação gratuita
Turmas iniciaram nessa segunda-feira. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

As novas turmas de nivelamento dos 100 aprovados no programa CNH Social, da Prefeitura de Maceió, foram iniciadas nessa segunda-feira (11). É a segunda vez que o Município dá a oportunidade para que usuários do Cadastro Único (CadÚnico) tenham habilitação gratuitamente.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, visitou os alunos e deu as boas-vindas aos beneficiados. “Hoje é um dia muito especial. A Prefeitura de Maceió está presente para entregar a CNH Social para vários maceioenses, que vão se formar e terão o direito de ter sua habilitação e entrar no mercado de trabalho. É uma iniciativa inovadora, o prefeito JHC acerta mais uma vez e segue avançando em todos os cantos de Maceió. O trabalho está aí, para que todo mundo veja o belo desempenho da Prefeitura de Maceió”, disse o secretário.

Secretário de Assistência e diretora de Proteção Social Básica visitaram alunos. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Secretário de Assistência e diretora de Proteção Social Básica visitaram alunos. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Cem pessoas foram convocadas para o Curso de Qualificação para a Primeira Habilitação promovido pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/ Senat), no bairro da Serraria. Elas foram divididas em duas turmas, com aulas de manhã e à tarde, de segunda até a sexta-feira (15), e ao final irão receber certificado de 30 horas.

Em seguida, o Sest/Senat faz o encaminhamento dos interessados ao Detran, onde são pagas todas as taxas para a retirada da CNH e, por último, o candidato segue para o agendamento de aulas na autoescola.

As aulas práticas e teóricas duram em torno de três meses nas 12 autoescolas que participam do programa, em Maceió.

A diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Aline Pedrosa, destacou que já foram formados 350 condutores desde o lançamento do  programa. “Estamos muito felizes. Hoje lançamos mais duas turmas de alunos da CNH Social e, daqui a pouco, eles estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Fizemos a seleção desses alunos, pela ordem de inscrição deles, com os documentos verificados e agora eles já iniciam as aulas”, comemorou.

Ana Carla, 31 anos, comerciante, é uma das alunas do nivelamento. Ela começou as aulas já cheia de planos para o futuro. “O projeto CNH Social vai me ajudar bastante, pois tenho planos e um deles é, justamente, comprar uma moto e fazer entregas. Já tem alguns anos que penso em dar entrada nessa habilitação, mas não tinha condições, então essa iniciativa da Prefeitura vai me auxiliar nisso. Estou muito feliz por ter sido premiada com esse projeto”, contou.

O colega de turma, Bruno do Nascimento Silva, é ambulante e quer ampliar seus negócios com a habilitação. “A CNH Social vai me ajudar muito nesse quesito de logística das entregas dos salgados que eu vendo. E também vou analisar outras oportunidades de trabalho, que tenham a ver com o deslocamento e locomoção”, disse.

Alguns dos primeiros inscritos no programa já receberam a habilitação, como a Roseane Lúcia, de 25 anos. Ela iniciou as aulas em março deste ano e no mês passado recebeu o documento para poder dirigir.

CNH Social

O programa CNH Social emite a primeira carteira de motorista gratuitamente para usuários do CadÚnico, garantindo assim mais oportunidades no mercado de trabalho para esse público. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.

O programa é realizado em parceria com o Sest/Senat, que encaminha e orienta os alunos em todo o processo para a aquisição da primeira carteira de motorista.

Além disso, também oferece transporte com o cartão Vamu, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que custeia o embarque nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garante o acesso dos alunos às autoescolas.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h