Cartão Cria: Mães que não fizeram cadastro de crianças 0 a 2 anos tem novo prazo

Redação 26/04/2021 às 15:22
Cartão Cria: Mães que não fizeram cadastro de crianças 0 a 2 anos tem novo prazo

As mães que não fizeram o cadastro das crianças de 0 a 2 anos para o recebimento do Cartão Cria (Criança Alagoana) em Maceió ainda têm uma segunda chance nesta semana. Até a próxima quinta-feira(29), os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estarão fazendo o cadastro, que é realizado por agendamento.

As mães que querem cadastrar as crianças devem verificar o cronograma e ligar para o posto de atendimento correspondente a unidade de saúde em que a criança é acompanhada, para marcar o dia do cadastro.

Cadastro foi estendido até a próxima quinta-feira(29)

Os postos de cadastro estão localizados nos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); na sede do Cadastro Único (Cadúnico), na Serraria; no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado; e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lucia. O horário de atendimento nessas unidades é das 8h às 13h.

Para fazer o cadastro da criança são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança; Cartão SUS; RG-CPF do responsável; Comprovante de Residência; NIS do Responsável e da Criança e a Caderneta da Criança.

Cada família tem acesso a um benefício. Se a família já cadastrou a gestante no Cria, não poderá cadastrar a criança de 0 a 2 anos. Nessa etapa, gestantes e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus que foram inseridas no Cadúnico até dezembro de 2020 também poderão se cadastrar.

O Cartão Cria é uma iniciativa do Governo Estadual e beneficia com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças de até seis anos de idade e crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos. Os participantes do programa precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Veja orientações sobre o programa

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h