Capoeiristas Formosas encerram o ano com roda de capoeira

Idosos têm um espaço reformado para fazer atividades culturais e esportivas

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 26/12/2022 às 13:38
Capoeiristas Formosas encerram o ano com roda de capoeira
Grupo encerrou as atividades de 2022 com roda de capoeira. Foto: cortesia

O grupo das Capoeiristas Formosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha encerrou as atividades de 2022 com a última roda de capoeira do ano. O coletivo de capoeiristas trabalha na perspectiva de incluir os idosos na prática da capoeira.

Com a reforma do Cras Pitanguinha e da quadra da unidade, agora o grupo de idosos tem um espaço mais apropriado para aulas de Capoeira e Maculelê. Segundo o professor Ivanildo Antônio, conhecido como Mestre Besourão, a última atividade do ano teve uma comemoração, que foi a nova estrutura física da unidade.

“Também tivemos palestras e rodas de conversas com mestres convidados, como o mestre Claudio Severo, que é padrinho de corda do grupo”, disse.

Mestre Besourão ainda falou do sucesso do grupo e como foi o ano de 2022. “Durante o ano conseguimos colocar o grupo em atividades no Cras e fora da unidade, com visitas e apresentações em espaços públicos, e de lazer da cidade. Além de apresentar o trabalho das participantes, elas também conheceram melhor a cidade de Maceió e seus pontos turísticos. Esse ano foi marcado também pela  chegada de novos integrantes, porque o trabalho está sendo bem  visto pela comunidade, quebrando tabus e preconceitos”, pontuou.

Ao todo, o grupo conta com 38 participantes da melhor idade que são praticantes da capoeira. Severina Lopes, 66 anos, participa do grupo de capoeira, desde sua fundação em 2018 e contou que o Serviço de Convivência deu a ela a oportunidade de visitar a Orla Marítima de Maceió e seus pontos turísticos.

''Sempre tive vontade de visitar esses pontos turístico de Maceió, mas nunca tinha vindo. E hoje o Serviço de Convivência e o grupo de capoeira me permitiram isso. Amo também me apresentar nesses locais" , disse a capoeirista.

Em 2023, pessoas da região que quiserem participar do  grupo das Capoeiristas Formosas,  o Centro de Referência de Assistência Social Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h