Assistência Social recebe vítimas das chuvas nas unidades de acolhimento nos bairros do Poço e Farol

Famílias devem acionar a Defesa Civil de Maceió para que façam o encaminhamento para os abrigos

Vanessa Napoleão / Ascom Semas 23/03/2022 às 12:37
Assistência Social recebe vítimas das chuvas nas unidades de acolhimento nos bairros do Poço e Farol
População recebe apoio social na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto e na Casa de Passagem Familiar. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Neste período de chuvas, as famílias que necessitarem de abrigo têm à disposição as duas unidades de acolhimento mantidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). São elas: a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto (conhecido Albergue Municipal), no bairro do Poço e a Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro do Farol.

Para ter acesso às unidades de acolhimento, existe a necessidade de haver um contato das famílias afetadas junto à Defesa Civil de Maceió por meio do 199, responsável pelo atendimento e orientações necessárias nos casos que precisem ser encaminhados aos abrigos.

Após o contato das famílias, a Defesa Civil Municipal fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las aos serviços da Assistência Social.

Tanto a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto quanto a Casa de Passagem Familiar funcionam 24 horas. Os equipamentos oferecem as principais refeições diárias com café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, além de quartos individuais. Oito educadores, com dois deles atuando em plantão de 24h, atuam nos locais, já que já que há acolhimentos que são realizados durante a madrugada. As equipes são formadas ainda por assistentes sociais, psicólogos e educador social na área de esporte e lazer.

Além do abrigamento, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social realizam encaminhamentos para outros serviços da Prefeitura de Maceió para que as famílias sejam orientadas e tenham condições de sair da condição de vulnerabilidade.

Para o secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, é importante que a população que precise do serviço de acolhimento não hesite em manter contato com a Defesa Civil de Maceió para que todos os trâmites de atendimentos sejam efetivados.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social está de prontidão para os atendimentos, mas a etapa inicial desse processo precisa ser pela Defesa Civil de Maceió. O Município mantém as unidades de acolhimento, dotado de equipes para realizar os serviços e acolher as pessoas que estejam nestas condições”, garante o secretário.

Uma das unidades de acolhimento está localizada no bairro do Poço, na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto. Foto: Ascom Semas / Arquivo
Uma das unidades de acolhimento está localizada no bairro do Poço, na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto. Foto: Ascom Semas / Arquivo
SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h