Assistência social realiza ação de combate trabalho infantil na Expoagro

Redação 23/10/2021 às 12:30
Assistência social realiza ação de combate trabalho infantil na Expoagro

Ação continuará nos dias 27 e 30 de outubro

A Prefeitura de Maceió realizou mais uma ação de combate ao trabalho e exploração infantil. O projeto Peti Volante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esteve na Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) ensinando crianças e adolescentes, além de expositores, empregadores e ambulantes, sobre os malefícios da prática. A intervenção ocorreu neste sábado (23).

Organizada pela Coordenação de Combate ao Trabalho Infantil, foram desenvolvidas atividades e jogos pedagógicos para que os envolvidos aprendessem de forma dinâmica e fácil sobre o tema, bem como colagem de cartazes e a distribuição de panfletos informativos.

Peti Volante da Semas levou ao Parque da Pecuária atividades lúdicas. Foto: Ascom Semas

Além disso, a equipe de educadoras sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes atuou identificando duas crianças e adolescentes que poderiam estar em condições de trabalho infantil. O Creas fará um relatório que será encaminhado à organização da Expoagro e ao Conselho Tutelar, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Nesses casos, as crianças também são encaminhadas aos serviços da Semas como os do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também são inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. As medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.

Na próxima quarta-feira (27) e no sábado (30), a ação continua na Exposição. A Expoagro 2021 ocorre no Parque De Exposição De Animais De Maceió – José da Silva Nogueira, também conhecido como Parque da Pecuária, no bairro do Prado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Vitória Ferreira, em grandes eventos como Expoagro acontecem muitas situações de trabalho infantil como a cata de material reciclável, guarda de carros e também o manejo com animais. “Essas ações ampliam a rede de proteção de crianças e adolescentes no município. Na próxima quarta-feira (27), a ação terá o apoio da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL)”, pontuou.

O Projeto Peti Volante percorre os bairros da capital promovendo atividades itinerantes para alcançar crianças que estejam em condições de trabalho infantil. A iniciativa já encaminhou dezenas de crianças para os programas socioassistenciais. Neste ano, duas adolescentes encontradas em situação de trabalho infantil, saíram dessa condição e estão sendo assistidas pela Semas.

Durante todo o ano, a Semas vem realizando ações com a unidade móvel do Peti Volante, alcançando várias regiões de Maceió, principalmente as consideradas mais críticas em relação ao trabalho infantil.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h