Assistência Social promove palestra sobre os direitos da família e da pessoa com deficiência

Ação contou com participação de mães e responsáveis de crianças com algum tipo de deficiência mental ou intelectual atendidas em clínica no bairro Cambona

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 05/04/2022 às 13:48
Assistência Social promove palestra sobre os direitos da família e da pessoa com deficiência
Palestra sobre direitos da família e da pessoa com deficiência (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, nesta terça-feira (5), uma palestra sobre os direitos da família e da pessoa com deficiência, na Clínica Guri, no bairro Cambona. A ação contou com a participação de mães e responsáveis de crianças com algum tipo de deficiência mental ou intelectual.

A atividade foi realizada na instituição de saúde que atende a mais de mil crianças. O coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinicius, falou sobre a importância desse tipo de iniciativa que visa informar e divulgar os direitos que este público possui.

Coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinícius, falou sobre a Carteira de Identificação do Autista. (Foto: Luiz Felipe Pimentel(estagiário)/Ascom Semas)
Coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinícius, falou sobre a Carteira de Identificação do Autista. (Foto: Luiz Felipe Pimentel(estagiário)/Ascom Semas)

“Essa é uma ação muito importante para que as mães e responsáveis tomem ciência dos direitos que elas dispõem através da Assistência Social e da Prefeitura de Maceió. E que a partir disso, possam usufruir dos benefícios disponíveis. Hoje percebemos que muitas delas ainda não conheciam a Carteira de Identificação do Autista e os proveitos do documento", revelou o coordenador.

As mães presentes também receberam informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), os programas Primeira Infância Cidadã e Criança Alagoana (Cria). Elas puderam tirar dúvidas em relação aos prazos, documentação necessária e acompanhamentos de cada programa.

A coordenadora do BPC, Adriana Athayde, relatou que muitas famílias ainda não têm acesso às informações básicas dos programas de assistência social.

“Essa conversa ajuda no repasse de informações às famílias e aos beneficiários, que não sabem dos direitos disponíveis. Durante a manhã pudemos tirar dúvidas sobre qual equipamento social eles devem procurar e que tipo de documentação é necessária para para ser inserida em um dos programas sociais do governo federal. Isso também é uma forma de busca ativa desse público, já que a maioria tem dúvidas sobre os benefícios. Neste caso, a assistência social se prontifica a vir tirar essas dúvidas e mostrar como funciona, na prática, os programas sociais", destacou a coordenadora do BPC.

Nadja Maria participou da palestra. (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Nadja Maria participou da palestra. (Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Nadja Maria, 32 anos, é autônoma e tem um filho de nove anos que possui deficiência intelectual. Ela acredita que palestras e ações como essas deveriam acontecer com maior frequencia.

“Eu não tinha conhecimento sobre a Carteira do autista e nem para o que ela servia. Assim como não conhecia outros programas e direitos que nos foram apresentados aqui. É importante que se tenha mais ações assim, para nos informar, já que nós, que somos mães e pais, precisamos ativamente desses benefícios", disse Nadja.

A assistente social da Clínica Guri, Marize Alves, falou sobre as metas e objetivos do tratamento com as crianças e como foi receber a equipe da Semas no local.

“O nosso objetivo como clínica especializada é fazer com que as crianças consigam atingir um estágio avançado no tratamento e que possam dar continuidade às suas vidas. Foi muito bom ter a equipe da Semas, pois puderam esclarecer melhor as dúvidas e trazer mais informações para as famílias que vêm aqui. Espero que possam trazer mais ações como essa futuramente", pontuou a assistente social.

A Clinica Guri promove atividades pedagógicas, assim como acompanhamento médico especializado com pediatras, neurologistas, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para crianças que possuem o quadro médico com diagnóstico concluído e que foram encaminhadas para a instituição de saúde.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h