Assistência Social participa da Operação Alagoas 2

Redação 05/11/2021 às 07:00
Assistência Social participa da Operação Alagoas 2

Iniciativa do Exército Brasileiro reuniu diversos órgãos públicos para simular atendimentos às vítimas de calamidades

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou, na quinta-feira (4), dos trabalhos da Operação Alagoas 2. A equipe de profissionais da Secretaria foi formada por quase 30 servidores que realizaram a simulação de atendimentos relativos ao acolhimento de vítimas de calamidade e emergência, já que a prestação deste serviço está vinculada à política de Assistência Social, chamada de proteção social especial. O exercício foi realizado no Centro de Treinamento e Triagem, que fica no bairro Pinheiro.

A atuação dos profissionais deu ênfase no acolhimento e no registro de pessoas que foram encaminhadas para o abrigamento temporário de famílias desalojadas e desabrigadas. No exercício simulado, foram atendidas, nos períodos da manhã e da tarde, em torno de 41 pessoas. A assistente social, Emy Oliveira, explica como a ação foi realizada.

“Nós trabalhamos de uma forma conjunta, dentro de uma célula da Assistência Social, em que foi envolvida a Semas, a Cruz Vermelha, a Semscs e a Defesa Civil. Nós montamos um fluxo, no qual as vítimas vinham e eram recepcionadas pela equipe da Semas, obedecendo todas as medidas de segurança sanitária”, explicou Emy.

Os encaminhamentos foram realizados para o setor de enfermagem, apoio médico e psicológico. Em seguida, as pessoas fizeram o registro do acolhimento e eram assistidas pelo serviço social, que realizava os procedimentos necessários.

Emy informou ainda que a Assistência Social, junto à Defesa Civil de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação, articulou o transporte de moradores que foram conduzidos dos bairros afetados pelo afundamento do solo e regiões circunvizinhas, para o hospital de campanha, localizado no Cepa. No simulado, foram transferidas em torno de 400 pessoas, entre idosos, e outras com dificuldades de locomoção.

A operação Alagoas 2 é um exercício de apoio à Defesa Civil em situações de calamidade e emergência em todo o estado. O exercício simulado em Maceió integrou o trabalho de diversas agências, sendo organizada pelo Exército Brasileiro, com o apoio de secretarias e órgãos do município.

Assistente Social, Emy Oliveira (centro), coordenou trabalhos da Semas. Foto: divulgação.

Cícero Rogério/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h