Assistência Social inicia curso introdutório sobre Direitos Humanos

Redação 12/08/2021 às 08:00
Assistência Social inicia curso introdutório sobre Direitos Humanos

Na noite da última quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início ao curso “Uma Introdução aos Direitos Humanos”. A ação de formação cidadã é parte do cronograma do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania LGBTQIA+ de Maceió e acontecerá todas as quartas-feiras por meio da plataforma Google Meet às 19h30.

Com a missão de agregar conhecimento, o coordenador de Diversidade, Rafael Gomes, explicou a importância de ações como essa e afirmou que, semanalmente, as palestras serão ministradas por professores e ativistas. Para ele, os direitos humanos precisam ser debatidos em contextos profissionais e educacionais.

“No primeiro momento, tivemos a convidada professora mestre em Antropologia Social, Sandreana Melo, que trouxe sua vivência na esfera pública junto a política de Direitos Humanos. Essa é uma ótima oportunidade para agregar novos conhecimentos nessa área e melhorar o entendimento, visto que a aprendizagem é sempre uma grande aliada ao crescimento da sociedade civil”, disse o coordenador.

Cerca de 70 pessoas participaram da primeira etapa do Curso: Uma Introdução aos Direitos Humanos. Foto: Ascom Semas

Para Igor Nascimento, assistente social e ativista LGBTQIA+ de Luta contra a AIDS, o curso agrega valor social e é de extrema importância para se adquirir autonomia e respeito aos diversos grupos sociais.

“Infelizmente, estamos vivendo em uma onda de desmontes ao reconhecimento dos direitos sociais. O objetivo do curso é formar lideranças na área. Sabemos que nem todos possuem acesso a leis e, por isso, nos próximos encontros, iremos debater sobre as leis aprovadas no Supremo Tribunal Federal (STF), Senado, Câmera e Assembléia Legislativa de Alagoas, além de discutir sobre assuntos da comunidade LGBTQI+” concluiu o ativista.

Sobre os próximos encontros

As palestras acontecerão pontualmente todas as quartas-feiras a partir das 19h30. Com a temática LGBTQI+ sendo destaque, os coordenadores reconhecem a importância de conscientização e aprendizagem e por isso abrirão acesso à plataforma ao público que se interessar através do link do curso.

Iara Alencar (Estagiária) / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h