Assistência Social esclarece transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil

Redação 12/11/2021 às 15:25
Assistência Social esclarece transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil

Todos os que receberam o Bolsa Família até o mês de outubro deste ano, migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil

O novo programa do governo federal, o Auxílio Brasil, substituirá o programa Bolsa Família. Em virtude disso, beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), estão procurando as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em busca de informações.

Segundo o coordenador do Cadastro Único de Maceió, Diogo Santos, nesse momento não há a necessidade dos beneficiários do Bolsa Família se dirigirem aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a sede do Cadúnico.

“Todos os que receberam o Bolsa Família até o mês de outubro deste ano, migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil. Ninguém perderá o benefício por falta de atualização cadastral porque o prazo para atualização foi prorrogado por mais 180 dias”, explicou.

Todos os que receberam o Bolsa Família até o mês de outubro deste ano, migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil. Foto: Divulgação

Em Maceió, 183.449 pessoas recebem o Bolsa Família. O recebimento do benefício seguirá o mesmo calendário de pagamento do Bolsa Família que começa dia 17 de novembro. Os beneficiários receberão o auxílio usando os mesmos documentos do Bolsa Família como o cartão, e documento com foto e o Número de Identificação Social (NIS) para quem não tem o cartão.

O coordenador ainda esclarece que quem estava recebendo o Auxílio Emergencial no lugar do Bolsa Família, receberá o Auxílio Brasil normalmente.

“Novas concessões do Auxílio Brasil só serão feitas pelo Ministério da Cidadania , a partir de dezembro, por averiguação cadastral das famílias que estão no perfil para receber o benefício”, esclareceu Diogo Santos.

Para informações, a população pode entrar em contato na sede do Cadastro Único por meio do telefone 3312-5924, (82) 98882-8257 (WhatsApp) e do 98882-8212 (WhatsApp). O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O programa é destinado a famílias em situação de extrema pobreza e famílias em situação de pobreza, que possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.

Vanessa Napoleão / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h