Assistência Social conscientiza feirantes do Benedito Bentes sobre riscos do trabalho infantil

Durante a ação, panfletos e cartazes foram distribuídos para os comerciantes

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 22/02/2022 às 14:30
Assistência Social conscientiza feirantes do Benedito Bentes sobre riscos do trabalho infantil
Ação ocorreu na feira livre do Benedito Bentes. Foto: Luiz Felipe Pimentel/Ascom Semas

Para conscientizar os feirantes sobre os riscos do trabalho infantil,  a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou ação educativa na feira livre do Benedito Bentes, na manhã dessa terça-feira (22). A atividade contou com a participação de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Cidade Sorriso.

Feirantes foram conscientizados sobre riscos do trabalho infantil.  Foto: Luiz Felipe Pimentel/Ascom Semas
Feirantes foram conscientizados sobre riscos do trabalho infantil. Foto: Luiz Felipe Pimentel/Ascom Semas

A coordenadora do PETI, Vitória Ferreira, explica que é importante o compartilhamento desses materiais para a conscientização dos comerciantes e consumidores.

“Essa ação do PETI Volante visa diminuir os casos de trabalho infantil em Maceió, através da conscientização dos comerciantes. Aqui, na feira livre do Benedito Bentes, eles apoiam a ideia e sempre estão fiscalizando por conta própria os casos de trabalho infantil. Tanto que hoje não vimos nenhuma criança ou adolescente trabalhando aqui”, afirmou a coordenadora.

A comerciante de 44 anos, Maria de Fátima, foi orientada pela equipe da Semas. “É muito importante os equipamentos sociais estarem presentes nos locais de maiores fluxos para a divulgação de informações como essas. As crianças realmente devem estar na escola e não trabalhando”, alertou.

Equipe da Semas distribui panfletos e cartazes. Foto: Luiz Felipe Pimentel/Ascom Semas
Equipe da Semas distribui panfletos e cartazes. Foto: Luiz Felipe Pimentel/Ascom Semas

A assistente social e coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, relatou sobre a importância da ação conjunta entre equipamentos sociais para prevenir as situações de riscos para o público infanto-juvenil e reforçou que esse movimento deve continuar sempre.

“Esse é o momento de a gente desenvolver essas ações relacionadas à prevenção de situações de riscos e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, e nisso, o trabalho em rede é essencial, pois nossa atividade no dia a dia, enquanto Cras, fica mais efetiva”, enfatizou Mariele.

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h