Ação de combate ao trabalho infantil é realizada no Feitosa

Durante as atividades foram distribuídos panfletos informativos

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 21/03/2022 às 15:00
Ação de combate ao trabalho infantil é realizada no Feitosa
Ações continuam nesta semana em outros pontos de Maceió. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Com o objetivo de informar sobre a importância de denunciar e coibir o trabalho infantil, a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram, nesta segunda-feira (21), a distribuição de materiais educativos em frente à Rodoviária de Maceió, no bairro Feitosa.

A ação faz parte de um calendário de atividades que visa o combate ao trabalho infantil em Maceió.  Na última semana, o secretário de Assistência Social,  Carlos Jorge, solicitou essa ação para a equipe da Semas.

“Verificamos a criticidade de casos de trabalho infantil em alguns pontos da cidade. Estamos fortalecendo a rede de amparo social com o PETI e a Abordagem Social. A ação é educativa e tem o intuito de observar e identificar situações de famílias e crianças em situação de trabalho infantil. Os casos que são identificados são encaminhados para a rede de proteção pelo Creas", pontuou.

A coordenadora do Peti Volante, Vitória Ferreira, explicou que o ponto escolhido é conhecido pela incidência de casos de trabalho irregular de crianças e adolescentes nos semáforos.

“Estamos realizando as ações nesses lugares pois são pontos críticos de Maceió, onde as crianças e adolescentes são comumente observados em situação de trabalho irregular. Por isso nosso objetivo é conscientizar e informar a toda a sociedade, e principalmente aos moradores, comerciantes e motoristas que passam diariamente nesses locais", explicou a coordenadora.

Ação distribui panfletos para comerciantes e moradores. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Ação distribui panfletos para comerciantes e moradores. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

O motorista de 50 anos, Eraldo Felix Junior, é morador da região e ressaltou a importância dessas ações para combater o trabalho infantil na capital alagoana.

“Essa ação é super válida e importante, pois, o trabalho infantil tem que ser combatido.  É também uma prova que o poder público está de olho nas nossas crianças maceioenses, promovendo políticas públicas para coibir esse tipo de irregularidade. É sempre bom reforçar que lugar de criança é na escola e não trabalhando, para que se possa garantir um futuro melhor", destacou o motorista.

Na próxima quarta-feira (23), a ação ocorrerá na Avenida Fernandes Lima, próximo a Drogasil.  Finalizando, na sexta-feira (25), as atividades de identificação e combate ao trabalho infantil serão feitas no trevo do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h