Semtabes avança nas tratativas para reativação do Conselho Municipal de Economia Solidária de Maceió

Reunião definiu cronograma de ações de fomento voltadas para a implantação do conselho

Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 26/07/2022 às 13:39
Semtabes avança nas tratativas para reativação do Conselho Municipal de Economia Solidária de Maceió
Encontro da comissão que irá reativar Conselho Municipal de Economia Solidária ocorreu nesta terça (26) (Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió)

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou nesta terça-feira (26), uma reunião para instituir a comissão que dará andamento às tratativas para reativação do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES). Durante o encontro, ficou definido um cronograma para realizar a reestruturação do CMES. Entre as ações previstas estão a realização de um seminário para abordar a Lei Municipal de Economia Solidária e o papel do Conselho Municipal, além de um chamamento para participação de novos empreendimentos solidários de Maceió.

A comissão é formada pela secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues; o diretor de Economia Solidária, David Tavares; representantes dos grupos de Economia Solidária que são cadastrados na Semtabes; as artesãs Dja Marques e Salomé Holanda; representantes da coordenação do Fórum Alagoano de Economia Solidária, Edimir Francisco, Claudete Lins e Ana Lúcia Ferraz; e representantes das entidade de assessoria, como Cáritas e Instituto Gama, Ivanilda Ferreira e Tarsys Gama, respectivamente. 

Secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que comissão é composta por entidades representativas do segmento. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que comissão é composta por entidades representativas do segmento. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

“Criamos uma comissão com as entidades representativas instaladas em Maceió e estamos com um cronograma para realizar essa reestruturação. É importante a retomada deste conselho porque, com ele, será possível discutir e executar políticas públicas de fomento voltada para o segmento”, explica a secretária-adjunta, Ríssia Rodrigues. 

O papel do CMES é definir políticas públicas que devem ser adotadas pelo Município para o desenvolvimento da Economia Solidária, a exemplo de elaborar regimento interno, acompanhar e realizar ações e serviços para o segmento, aprovar planos de trabalho e Política de Economia Solidária, entre outros. O conselho deverá ser composto por representantes do poder público municipal, representantes do empreendimentos da Economia Solidária e representantes de Entidades de Assessoria e Fomento à Economia Solidária. 

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299