Saiba quais serviços podem ser acessados no Sine Maceió

Usuários podem criar e cadastrar currículo, procurar oportunidades de emprego e receber orientações profissionais

João Ferro e Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 05/01/2023 às 12:43
Saiba quais serviços podem ser acessados no Sine Maceió
Interessados podem ter acesso aos serviços do Sine Maceió no posto de atendimento no 2º piso do Shopping Popular (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

O Sine Maceió atende trabalhadores e empresas, com o objetivo primordial de inserir os profissionais no mercado de trabalho, auxiliando também os empregadores na seleção do trabalhador de acordo com os requisitos de cada vaga ofertada. Todos os serviços disponíveis são gratuitos e vão desde a qualificação profissional até encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Você conhece quais serviços os trabalhadores e as empresas podem acessar no posto de atendimento da Prefeitura de Maceió? Confira abaixo:

Criação de currículo

Quem não possui currículo profissional pode contar com o auxílio da equipe para elaborar o documento. É preciso comparecer ao posto de atendimento de forma presencial, com as informações necessárias para a elaboração do currículo (endereço, telefone, escolaridade e cursos de formação que foram concluídos, experiências profissionais registradas em Carteira de Trabalho). Após a finalização, o documento físico é gerado e também disponibilizado em formato digital (PDFe Word). O currículo também é cadastrado no banco do próprio Sine Maceió, para concorrer a uma vaga de emprego.

Cadastro de currículo

Quem deseja se candidatar a uma vaga de emprego ou estágio, deve enviar o currículo através do e-mail imosine.semtabes@gmail.com, contendo no título o nome da vaga para a qual deseja se candidatar - ou pode comparecer ao posto de atendimento portando o currículo e o CPF para realizar o cadastro. Caso não seja selecionado ou não se enquadre nos requisitos das vagas disponíveis naquela semana, o currículo do candidato ficará disponível para ser encaminhado a vagas futuras. O cadastro terá validade de apenas três meses, devendo o profissional atualizar os dados e o currículo junto à equipe do Sine Maceió.

Intermediação de mão-de-obra

As empresas podem buscar o Sine Maceió para firmar parcerias e acessar o banco de currículos. A solicitação deve ser realizada via e-mail contratesine.semtabes@gmail.com para ter acesso ao formulário de cadastro com dados da empresa, cargo(s) disponibilizado(s), quantidade de vagas e requisitos. O formulário também fica disponível na plataforma dentro do site da Prefeitura de Maceió neste link.

Após a solicitação da empresa, o Sine localiza em seu banco de dados o profissional qualificado para aquela vaga. Caso não haja profissional para o cargo em questão é realizado o chamamento público do trabalhador, que por sua vez passará pela triagem e será encaminhado o currículo para a empresa.

Agendamento do seguro-desemprego

Os usuários que queiram agendar a entrada no seguro-desemprego podem comparecer presencialmente no posto de atendimento, portanto o seu documento de identificação. O profissional do Sine fará a consulta do CPF e finalizará o cadastro, caso o mesmo ainda não o possua. O agendamento do local, data e hora é feito de acordo com o solicitante.

Orientações para os profissionais

Além da orientação na elaboração de currículos, o Sine Maceió possui equipe para orientar o trabalhador na busca por oportunidades de trabalho (cursos e formação profissional), orientações de como se portar em uma entrevista de emprego, vestimenta adequada e como criar a sua carteira de trabalho digital (que substitui a carteira de trabalho física desde 2019, pela lei de Liberdade Econômica n.º 13.874).

Qualificação profissional

O Sine Maceió busca sempre parcerias para qualificação, formação e cursos profissionais, direcionando os trabalhadores para as vagas abertas. O objetivo é conseguir aumentar as chances na hora de conquistar uma vaga de emprego ou um crescimento na vida dos trabalhadores, já dentro do seu ambiente de trabalho.

O Sine Maceió fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no Centro, com o horário de funcionamento de 08h às 14h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo número de WhatsApp (82) 98879-1919 ou pelo 0800 082 6205.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299